Radicalidade em Frederico Morais e o debate crítico no Brasil? (1966-1979)

Autores

  • Marcelo Mari Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20776

Palavras-chave:

Frederico Morais. Crítica de Arte nos anos de chumbo. Periferia capitalista. Circuito Internacional e mercado. Imperialismo.

Resumo

Os anos pós-Golpe Militar no Brasil foram marcados pela intensificação do debate crítico até o momento em que a repressão institucional quase aniquilou a possibilidade de exercício normalizados da atividade artística e da crítica de arte. De fato, a arte brasileira passa a operar em novo regime cujo elemento diferencial seria a atuação do mercado de artes e do circuito internacional como validadores da importância da tradição artística; é nesse cenário que temos as reflexões de Morais sobre o lugar da produção simbólica no Brasil de reordenamento mundial do sistema capitalista.

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Biografia do Autor

Marcelo Mari, Universidade de Brasília

Professor de teoria da arte no departamento de artes visuais da UnB. Doutor em Filosofia pela USP

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Publicado

2017-12-02

Como Citar

Mari, M. (2017). Radicalidade em Frederico Morais e o debate crítico no Brasil? (1966-1979). Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 16(2), 467–485. https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20776

Edição

Seção

Colaborações - Tema Livre