A dimensão estética na feira do Guamá, Belém ”“ PA

Autores

  • Fábio Fonseca de Castro Universidade Federal do Pará
  • Fábio Rodrigo de moraes Xavier Universidade Federal do Pará (UFPA) http://orcid.org/0000-0001-8483-9652
  • Marina Ramos Neves de Castro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20751

Palavras-chave:

Estética. Interação.A arte de viver. Prática social. Feira.

Resumo

O presente trabalho objetiva refletir sobre a pragmática comunicativa existente na dimensão estética da feira do Guamá. Observam-se as práticas de interação comunicativa dos sujeitos ali presentes, em relação à disposição dos produtos vendidos, percebendo-se a expressividade da venda, tendo por conhecimento a arte existencial do mundo da vida e de que forma é estruturada no quotidiano da feira. É verificado desta maneira, as sabedorias e conhecimentos que ali é desenvolvido pelos sujeitos presentes culturalmente. Com significação, sensibilidade, à arte que vai além da própria produção de um artista e chega à essência existencial do ser humano. 

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Biografia do Autor

Fábio Fonseca de Castro, Universidade Federal do Pará

Professor associado da Universidade Federal do Pará, com atuação na interface Antropologia, Sociologia e Comunicação usando referencial metodológico fenomenológico e hermenêutico. Professor e atual coordenador do Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM), na Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua também no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea, UFPA) e na Faculdade de Comunicação da UFPA. Graduado em Comunicação Social pela UFPA (1990), mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (1994), mestre em Estudo das Sociedades Latino-Americanas (opção Antropologia) pela Universidade de Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2000), doutor em Sociologia pela Universidade de Paris V (Sorbonne-Descartes) (2003), pós-doutor em Comunicação, com ênfase em etnométodos e estudos sobre interação social pela Universidade de Montréal. Coordena os Grupos de Pesquisa Fenomenologia da Cultura e da Comunicação e Comunicação, Desenvolvimento e Sociedade na Amazônia. Foi Secretário de Estado de Comunicação no Governo do Pará e ocupou outros cargos e funções públicas: Secretário de Estado Especial para o Desenvolvimento Social (Governo do Pará), Chefe do Departamento de Comunicação da UFPA, diretor do Museu da Imagem e do Som do Pará, Coordenador da Câmara de Políticas Sócio-Culturais do Governo do Pará, Coordenador da Área de Desenvolvimento Cultural da Fundação Cultural do Pará, Assessor Especial para o Planejamento Político na Casa Civil do Governo do Estado do Pará, delegado pelo Pará à I Conferência Nacional de Comunicação.

Fábio Rodrigo de moraes Xavier, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Compõe o corpo discente da Universidade Federal do Pará (UFPA) no curso de Bacharelado em Comunicação Social. Atualmente é bolsista de iniciação científica (PIBIC) no projeto de pesquisa A dimensão intersubjetiva dos fenômenos comunicativos. Elementos teóricos e metodológicos para pensar a Comunicação a parti da noção de intersubjetividade financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), também participa do projeto de pesquisa Experiência social, cultura e sensibilidades amazônicas. Atua em conjunto com o Grupo de Pesquisa Fenomenologia da Cultura e da Comunicação, certificado pela (UFPA). do Programa de Pós - Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da mesma instituição. Foi bolsista de iniciação científica (PIBIC) no projeto de pesquisa a Experiência social, cultura e comunicação na Amazônia. Etapa 1: Intersubjetividade e pragmática comunicativa em mercados de Belém (2014), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), também foi bolsista da Pró- Reitoria de Administração (PROAD) na Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de (2016) . Foi também discente do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado do Pará (UEPA) no ano de (2013).

Marina Ramos Neves de Castro, Universidade Federal do Pará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia - PPGA da Univerisdade Federal do Pará. Mestre em Artes pelo PPGArtes do Instituto de Ciências das Artes (UFPA, 2013) e mestre em Études des Societés Latino-Americaines pela Université de la Sorbonne Nouvelle (Paris 3, 2003). Durante três anos seguiu os cursos de história da arte do Museu do Louvre, em Paris e, durante um ano, cursos de história da arte e das civilizações na Université de Montréal. Iniciou curso de doutorado em sociologia da cultura na Université de Sorbonne-Descartes (Paris 5), concluindo os créditos e a pesquisa de campo, mas não chegou a defender a tese. Coordenou o curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Tecnologia da Amazônia (FAZ) durante 5 anos e, também nessa instituição, os cursos de Especialização em Gestão em Comunicação e Marketing. Na FAZ ainda desenvolveu o projeto acadêmico-pedagógico "Expor-FAZ", por meio do qual professores e alunos de diferentes disciplinas desenvolveram ações de criação, produção e exposição de projetos associando história da arte e publicidade. Também atuou como professora no curso de Especialização Imagem e Sociedade, na UFPA. Como professora, a nível de graduação e pós-graduação (especialização), ministrou as disciplinas História da Arte, Estética da Comunicação e Sociologia da Comunicação. Trabalhou ainda, durante 9 anos, na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, desenvolvendo atividades junto ao Centro de Convenções, ao Departamento de Ação Cultural e, durante um ano no Museu da Imagem e do Som. Em 2012 foi responsável pela curadoria e montagem da exposição Pai d´égua Brasil em defesa do ECA, da artista plástica Lúcia Gomes. Participa do grupo de pesquisa Fenomenologia da Cultura e da Comunicação.

Referências

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Publicado

2017-12-02

Como Citar

Castro, F. F. de, Xavier, F. R. de moraes, & de Castro, M. R. N. (2017). A dimensão estética na feira do Guamá, Belém ”“ PA. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 16(2), 362–372. https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20751

Edição

Seção

V. Tangenciamentos disciplinares