A ficção na pesquisa em arte e educação

uma breve aproximação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20737

Palavras-chave:

Pesquisa. Ficção. Educação. Arte. Imaginação.

Resumo

O objetivo deste artigo é apontar algumas justificativas para a escrita de ficção na pesquisa e alguns motivos que favoreceram e potencializaram as pesquisas que utilizam este recurso. Para isso é feita uma análise de autores que situam a escrita de ficção e também de pesquisas que a utilizam. O artigo defende que a escrita de ficção na pesquisa é um recurso válido, que abre possibilidades únicas, não encontradas na escrita tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilio Caetano Ferreira, Universidade Nacional de Brasília

Mestrando no Instituto de Arte da Universidade Nacional de Brasília.

Referências

BAHIA, D. L. Do Campo a Cidade. 284 p. Tese (Artes Visuais) - São Paulo, SP: Universidade de São Paulo, 2010.

BANKS, A.; BANKS, S. P. Fiction and social research: by ice or fire. WalnutCreek, CA: Altamira Press, 1998.

BARTHES, R. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1977.

BENJAMIN, W. O narrador. In: LOPARIc´ Željko; FIORI, O. B. (Org.). Os pensadores. São Paulo, SP: Abril Cultural, p. 61 ”“ 81, 1975.

CHARRÉU, L.Métodos alternativos de pesquisa na universidade contemporânea: uma reflexão crítica sobre a/r/tografia e metodologias de investigação paralelas. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Org.). Processos e práticas de pesquisa em cultura visual e educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, p. 97 ”“ 113, 2013.

DENZIN, N. K. Interpretive Ethnography: Ethnographic Practices for the 21st Century. Thousand Oaks, CA: Sage, 1997.

DIAS, B. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em artes: uma introdução. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (Org.). Pesquisa educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, p. 21 ”“ 26, 2013.

DILLARD, A. Living by fiction. New York, NY: Harper Perennial, 2000.

DUNLOP, R. Boundary bay a novel as educational research. Tese (Department of Language Education) - The University of British Columbia, Vancouver. 202 p. , 1999.

EFLAND, A. D. Una historia de laeducacióndel arte. Barcelona: Paidós, 2002.

EISNER, E. W. El ojo ilustrado: indagacióncualitativa y mejora de lapráctica educativa. Barcelona: Paidós, 1998.

GHIRALDELLI JÚNIOR, P. História essencial da filosofia. São Paulo: Universo dos Livros, 2010.

GLAZ, S. Mathematical Ideas in Ancient Indian Poetry. Proceedings of Bridges Enschede, p. 27 ”“ 34, July 2013.

GÜNTHER, L. Experiências (des) compartilhadas: arte contemporânea e seus registros. 2013. 402 p. Tese (Departamento de Sociologia) ”” Universidade de Brasília, Brasília.

HERNÁNDEZ, F. H. A pesquisa baseada nas artes: propostas para repensar a pesquisa educativa. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (Org.). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/ tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, p. 39 ”“ 62, 2013.

IRWIN, R. L. A/r/tografia. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (Ed.). Pesquisa educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, p. 27 ”“ 35, 2013.

LEAVY, P.Fiction as Research Practice: Short Stories, Novellas, and Novels. New York, NY: Routledge, 2016.

MALINOWSKI, B. K. Os Argonautas do Pacífico Ocidental: um relato do empreendimento e da aventura dos nativos nos arquipélagos da Nova Guiné melanésia. In: Os Pensadores. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

MCNIFF.Arts-based research.J.G.Knowles&A.L.Cole (Eds.), Handbook of education and the arts in qualitative research.London:Routledge. p. 29 ”“ 40, 2008.

MOISÉS, M.Dicionário de termos literários. 12. ed.São Paulo: Cultrix, 2004.

RASBERRY, G. W. Imagining the curious time of researching pedagogy. Tese (Department of education) ”” The University ofBrithsh Columbia, Vancouver, 224 p , 1997.

REBELLO, L. S. Sêneca e a reflexão sobre as contradições da condição humana. In: SÊNECA, L. A. Aprendendo a viver. Porto Alegre: L&PM, p. 7 ”“ 12, 2008.

RICOEUR, P. Tempo e narrativa - tomo III. Campinas, SP: Papirus, 1997.

ROLLING, J. H.A Paradigm Analysis of Arts-Based Research and Implications for Education.Studies in Art Education: A Journal of Issues and Research. n. 51, p. 102 ”“114, 2010.

RORTY, Richard. A Filosofia e o Espelho da Natureza. Rio de Janeiro, Rj: Relume-Dumará, 1994.

SARTRE, J. A imaginação. Porto Alegre: L&PM, 2008.

SAVIANI, D.História das ideias pedagógicas no Brasil. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SILVERMAN, D. Interpretação de dados qualitativos: métodos para análise de entrevistas, textos e interações. Porto Alegre: Artmed, 2009.

SINNER, Anita; LEGGO, Carl; IRWIN, Rita L.; GOUZOUASIS, Peter; GRAUER, Kit. Analisando as práticas dos novos acadêmicos: teses que usam metodologias de pesquisas em educação baseadas em arte. In: DIAS, B.; IRWIN, R. L. (Org.). Pesquisa

educacional baseada em arte: A/r/tografia. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.

YVANCOS, J. M. P. Poética de la ficción. Madrid: Editorial Síntesis, 2010.

Downloads

Publicado

2017-12-02

Como Citar

Ferreira, E. C. (2017). A ficção na pesquisa em arte e educação: uma breve aproximação. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 16(2), 258–277. https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20737

Edição

Seção

IV. Revistamentos da escritura acadêmica