Corpos em Poesia
Transbordando Afetos e Desordenando Narrativas Artográficas
DOI:
https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20662Palavras-chave:
Cultura Visual. A/r/tografia. Gênero e Sexualidades.Resumo
Sete corpos em poesia transbordaram afetos, discutiram formas de poder, transitaram por movimentos sociais minoritários e desvelaram alguns marcadores sociais da diferença durante a pesquisa narrativa artográfica “Tramas na formação de professoras/es para questões de gênero e sexualidades”, desenvolvida no curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco. A produção, execução e montagem da exposição coletiva Tramações, ocorrida na Galeria Capibaribe/Recife, em 25 de maio a 22 de junho de 2016, é um recorte deste estudo que emaranhou práticas pedagógicas, produção poética e investigação nos campos da educação da cultura visual, gênero e sexualidades.
Downloads
Referências
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2003.
______. Cuerpos que importam: sobre loslímitesmateriales y discursivos del ‘sexo’. Buenos Aires: Paidós, 2002.
______. El género en disputa: el feminismo y lasubversión de laidentidad. Ed. Paidós: Barcelona, 2001.
BRAIDOTTI, Rosi. Diferença, diversidade e subjetividade nômade. In: Labrys, Estudos Feministas (revista virtual). Trad. Roberta Barbosa. n. 1-2, jul. / dez. p. 1-18, 2002.
COSTA, Marisa Vorraber. O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
DEWEY, John. Arte como Experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984.
GOFFMAN, Erving. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1975.
IRWIN, Rita. A/r/tografia. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita (Orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, p. 27-35, 2013.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Entre percalços e desejos: sobre a insurgência e possibilidades das pedagogias culturais. Textura, Canoas, v. 17 n. 34, p. 32-47, mai./ago. 2015.
MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Investindo no potencial das Pedagogias Culturais. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Pedagogias Culturais. Santa Maria: Editora UFSM, p. 11-14, 2014.
PERREIRA, Marcelo de Andrade. Performance docente: sentidos e implicações pedagógicas. In: PERREIRA, Marcelo de Andrade (Org.). Performance e educação: (des)territorializações pedagógicas. Santa Maria: Editora UFSM, p. 23- 35, 2013.
RAGO, Margareth. A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.
RODRIGO, Javier; COLLADOS, Antônio. Enredando-nos dentro e fora das pedagogias: paradoxos e desafios das políticas e Pedagogias Culturais. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Pedagogias Culturais. Santa Maria: Editora UFSM, p. 19- 44, 2014.
TELLES, Norma. De bruxas e feiticeiras. In: FUNARI, Pedro; RAGO, Margareth (Orgs.). Subjetividades antigas e Modernas. São Paulo: Annablume, 2008.
TOURINHO, Irene. Metodologia(s) de pesquisa em arte-educação: o que está (como vejo) em jogo? In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita (Orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, p.63-70, 2013.
TVARDOVSKAS, Luana Saturnino. Dramatização dos corpos: arte contemporânea de mulheres no Brasil e na Argentina. São Paulo: Editora Intermeios, 2015.