“Tu é Menino ou Menina?” Possibilidades Artográficas em Artes Visuais e Teoria Queer

Autores

  • Luciana Borre Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20652

Palavras-chave:

Artes Visuais. Artografia. Gênero e Sexualidades. Teoria Queer

Resumo

Numa perspectiva autobiográfica e artográfica, elaborei uma narrativa textual e visual a partir das relações entre teoria queer, artes visuais e educação, criando sentidos sobre questões de gênero e sexualidades em contextos educacionais. A partir de minhas experiências como professora de artes visuais, artista e pesquisadora discorro sobre possibilidades de reconstrução de uma prática pedagógica que possibilita a superação de alguns paradigmas excludentes. Entendendo que o desassossego, o incômodo e a dúvida acompanham minha prática pedagógica, proponho: “o retorno do Mamão-macho” e uma “pedagogia da viadagem”. É recorte de uma investigação de mestrado pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPE/UFPB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Borre, Universidade Federal de Pernambuco

Professora nos cursos de Graduação e Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco.  Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (FAV/UFG). Integrante do Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação (GPCVE). Mestre em Educação pela PUCRS (2008); especialista em Gestão e Planejamento Escolar pela PUCRS (2006) e graduada em Pedagogia pela UFRGS (2004).

Referências

BUENO, Belmira Oliveira. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.28, n.1, jan./jun, p. 11-30, 2002.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 2015.

______. Cuerpos que importam: sobre los límites materiales y discursivos del ‘sexo’. Buenos Aires: Paidós, 2002.

______. El género en disputa: el feminismo y la subversión de la identidad. Barcelona: Editora Paidós, 2001.

DIAS, Belidson. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita (Orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: editora UFSM, p. 21-26, 2013.

DIAS, Belidson. Acoitamentos: os locais dassexualidades e gênero na arte/educação contemporânea. Revista Visualidades. Goiânia, v. 4, n. 1 e 2, abr. 2012.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: história da violência nas prisões. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1999.

______. História da Sexualidade 1: A vontade de saber. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

GEERTZ, Clifford.A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2008.

IRWIN, Rita. A/r/tografia. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita (Orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: editora UFSM, p. 27-35, 2013.

LAROSSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, nº 19, Jan/Fev/Mar/Abr, 2002.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero,Sexualidades e Educação: Uma perspectiva pósestruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

_____Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidades e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

_____Teoria queer: uma política pós-identitária para a educação. Revista Estudos Feministas. Florianópolis: UFSC, v. 9, n. 2, 2001.

PRECIADO, Beatriz. Multidões queer: nota para uma política dos anormais. Revista Estudos Feministas. Florianópolis: UFSC, v. 19, n. 1, Jan./Abr. 2011.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: Uma Introdução à s Teorias de Currículo, 3° Edição, Editora Autêntica, 2010.

Downloads

Publicado

2017-12-02

Como Citar

Borre, L. (2017). “Tu é Menino ou Menina?” Possibilidades Artográficas em Artes Visuais e Teoria Queer. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 16(2), 68–86. https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20652

Edição

Seção

II. Realizações e práticas