“Tu é Menino ou Menina?” Possibilidades Artográficas em Artes Visuais e Teoria Queer
DOI:
https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20652Palavras-chave:
Artes Visuais. Artografia. Gênero e Sexualidades. Teoria QueerResumo
Numa perspectiva autobiográfica e artográfica, elaborei uma narrativa textual e visual a partir das relações entre teoria queer, artes visuais e educação, criando sentidos sobre questões de gênero e sexualidades em contextos educacionais. A partir de minhas experiências como professora de artes visuais, artista e pesquisadora discorro sobre possibilidades de reconstrução de uma prática pedagógica que possibilita a superação de alguns paradigmas excludentes. Entendendo que o desassossego, o incômodo e a dúvida acompanham minha prática pedagógica, proponho: “o retorno do Mamão-macho” e uma “pedagogia da viadagem”. É recorte de uma investigação de mestrado pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPE/UFPB.
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