Per-corremos, Re-Paramos, Re-tornamos e Re-tornar

a importância do conceito de Viagem na Educação

Autores

  • Ângela Saldanha
  • Teresa Torres de Eça

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20655

Palavras-chave:

Viagem. Educação. Objetos espoletadores. Artivismo

Resumo

Neste texto refletimos sobre o conceito de Viagem na Educação como prática de experiências estéticas em quatro etapas interrelacionadas, cíclicas e fundamentais para o questionamento continuo e crítico perante a transdisciplinaridade de tudo aquilo que existe: Per-corremos, Re-paramos, Re-tomamos e Retornar.

Interrogamos as práticas das pedagogias pelo afeto, as relações criadas e a sua necessidade na Educação.

Relacionamos conceitos e defendemos a interdisciplinaridade das diversas áreas que se cruzam na Viagem e nos evocam novos lugares de ação. Pensamos com as práticas Artísticas, com o activismo,  com objetos espoletadores de perguntas e de ações.

Contamos algumas ações no terreno usando os conceitos de Gift, Oferenda, Algibeira (lugar onde guardamos coisas especiais e preciosas), Arte Contemporânea, Estética Relacional, Co-autoria, individuo e Ação relacionadas com o conceito aglutinador de “Viagem na Educação”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRE, Jõao Maria. Da Educação pela Arte A uma Ecologia dos Afectos. Porto: APECV, 1999.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CARERI, Francesco. Walkscapes ”“ o caminhar como prática estética. São Paulo: Editora G. Gili, Ltda., 2013.

COVERLEY, Merlin. Psychogeography. London: Pocket Essentials, 2010.

EÇA, Teresa de; PARDIÑAS, Maria Jesus; TRIGO, Cristina, Transforming practices and inquiry in-between arts, arts education and research. International Journal of Education Through Art. v. 8, n. 2, May, p. 183-190, 2012.

GOMÉZ, J.A.C.; FREITAS, O.M.P.; CALLEGAS, G.V. Educação e Desenvolvimento Comunitário Local: Perspectivas Pedagógicas e Sociais da Sustentabilidade. Porto: Prof Edições, 2007.

MOURÃO, Rui. Ensaio de artivismo. Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, 2014.

PEIXOTO, Fernanda. A viagem como vocação. São Paulo: Edusp, 2014.

ROJAS, Enrique. El Laberinto de la afectividad. Madrid: Espasa Calpe,1987.

SANSI, Roger. Art, Anthropology and the gift. London: Bloomsburry Academic, 2015.

SMITH, Keri. “The Wander society”. New York: Penguin Books, 2016.

Downloads

Publicado

2017-12-02

Como Citar

Saldanha, Ângela, & Torres de Eça, T. (2017). Per-corremos, Re-Paramos, Re-tornamos e Re-tornar: a importância do conceito de Viagem na Educação. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 16(2), 128–139. https://doi.org/10.26512/vis.v16i2.20655

Edição

Seção

II. Realizações e práticas