A alma da arte

Autores

  • Carlos Alberto Augusto

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20647

Palavras-chave:

Teoria da Informação Integrada. TeatroOcidental. Tecnologia. Ferramentas. Design. Consciência

Resumo

A arte e a tecnologia estiveram desde sempre ligadas. A utilização da tecnologia e das ferramentas atinge hoje um grau elevado de sofisticação. Também na arte. Isto não quer dizer que o simples uso de ferramentas e da tecnologia sofisticadas gera arte. Teremos inventado e re-inventado a roda, mas, por mais útil que ela seja, esta invenção não teria sobrevivido se não tivesse obedecido a um conjunto simples de princípios de design que lhe conferem coerência e sustentam e legitimam a longevidade do seu conceito. O uso da tecnologia nas artes, particularmente nas artes performativas, não está livre de obedecer às regras do design. A sua não observância pode levar à criação de produções de mérito duvidoso. A Teoria da Informação Integrada pode ajudar a perceber porquê. O exemplo do teatro da tradição ocidental, analisado à luz desta teoria, pode ajudar a ilustrar esta ideia.

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Referências

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Publicado

2018-10-01

Como Citar

Augusto, C. A. (2018). A alma da arte. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Arte, 17(2), 173–187. https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20647

Edição

Seção

Imagem e(m) Cena