Tecnologias de som e imagem e o corpo humano na produção de sentidos em O Naufrágio
DOI:
https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20644Palavras-chave:
Tecnologias de Som e Imagem. Encenação. Produção de sentidos. Atuação. Multiplicidade.Resumo
Este artigo descritivo propõe observar as relações entre as tecnologias de representação, produção e reprodução de som e imagem e a composição de sentidos na performance teatral O Naufrágio (2010). Reconhecendo a relevância estética e a crescente presença de tais tecnologias na cena contemporânea, consideramos suas incidências sobre os modos de produção e percepção de atrizes, atores. Ressalta-se a necessidade de se revisar os marcos metodológicos para a formação de atores e atrizes hoje, uma vez que os referenciais clássicos para os estudos teatrais não consideram as relações entre os corpos humanos e as tecnologias audiovisuais para a cena.
Downloads
Referências
ALEXANDER, Gerda. Eutonia: um caminho para a percepção corporal. Trad. José Luís Mora Fuentes. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
DAVINI, Silvia. Cartografías de la Voz en el Teatro Contemporáneo: El Caso de Buenos Aires a fines del siglo XX. Colecção Textos y Lecturas en Ciencias Sociales. Buenos Aires: EdUNQ, 2007.
______. O Corpo Ressoante: estética e poder no teatro Contemporâneo. Anais do V Congresso da Associação Brasileira de Artes Cênicas, Belo Horizonte: 2008.<http://www.portalabrace.org/vcongresso/textos/territorios/> Acesso em: 11/11/2012.
______. O lado épico da cena ou a ética da palavra. Anais do IV Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006. pp 308-9.
______. Vocalidade e Cena: Tecnologias de Treinamento e Controle de Ensaio. Folhetim ”“ Teatro do Pequeno Gesto. no 15, Rio de Janeiro: Rioarte, out-dez 2002. pp 56-73.
DAVINI, Silvia; VIEIRA, Sulian. O Tempo ”“ A Condena. Revista VIS - Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade de Brasília, vol. 4, 2005. pp.138-148.
DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 1. Trad. Aurélio Guerra Neto; Célia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 2004.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro Pós-Dramático. Trad. Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
LEITÃO, Rui. A Quinta Sinfonia de Mahler. Notas de Programa. Lisboa: Orquestra Sinfónica Metropolitana, 2013. <http://issuu.com/ruileitao/docs/folha_de_sala_20100328_quinta_mahler_zilm_ccb> Acesso em: 27/08/13.
LIGNELLI. César. A produção de sentido a partir da Dimensão Acústica da Cena: uma cartografia a partir dos processos de composição de Santa Croce e de O Naufrágio. Brasília: Dissertação de Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Arte da UnB, 2007.
______. A Dimensão Acústica da Cena no Teatro Ocidental. Anais do IV Congresso da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas). Rio de Janeiro, 7 Letras, 2006.
PESSOA, Fernando. O Marinheiro. SOUZA, C. (Ed). São Paulo: Babel, 2011.
______. O Marinheiro. Obras Poéticas. GALHOZ, M. (Org) Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.
SHAKESPEARE, William. A Tempestade. Teatro Completo Comédias. Trad. Carlos Alberto Nunes. Rio de Janeiro: Ediouro, 1992.
VIEIRA, Sulian. A questão do estilo no teatro: Abordagens de Textos Teatrais entre Tradições Estéticas Ocidentais. Tese de Doutorado. Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013.
______. O Naufrágio: Memória e Multiplicidade em Cena. Anais do VII Congresso da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas). São Paulo, 2012. http://portalabrace.org/memoria/viicongressoprocessos.htm (Acessado em 20/06/2018)
______ . La Cuestión del Estilo en el Teatro: la voz y palabra en performance. Telón de Fondo: Revista de Teoria y Critica Teatral. Trad. Patrícia Cohen. Buenos Aires, 2011. v. 13, p. 203-232.
______. Estilo e Micropolítica. Anais do VI Congresso da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas). São Paulo, 2010.
______. Treinamento, Técnica e Estética no Teatro Contemporâneo. Anais da V Reunião Científica da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas). São Paulo, 2009.
______. Do Corpo como instrumento ao Corpo como lugar. Anais do V Congresso da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas. Belo Horizonte, 2008.
_______. Voz em Cena no Teatro Estático. Anais do IV Congresso da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas). Rio de Janeiro, 7 Letras, 2006.
_______. O Corpo Ressoante: Voz, Palavra e Desejo em Cena. Revista VIS - Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade de Brasília, v. 8, 2009. p. 9-19.
LOPES, Marcos Enrique. A Composição do Vazio: cinebiografia de Evaldo Coutinho. Pernambuco: África Produções, 2000.
STREHLER. Giorgio. La Tempesta (1977-78). Milano: La Radiotelevisione Italiana e Il Piccolo Teatro di Milano, 1981. < http://www.youtube.com/watch?v=0aKVTgV4iOs > Acesso em: 01/10/13
Discográficas
MAHLER, Gustav. 5ª Sinfonia. Orquestra Filarmônica de Berlim, KARAJAN, H.V. (Regente). Berlim: Gramophon, 1973.
EMERSON, Keith. The three fates: Clothó, Lachésis e Átropos. Royal Festival Hall Organ. Londres, 1970.