O corpo expandido e os efeitos de presença em performances intermediais

Autores

  • Gabriela Lirio Gurgel Monteiro UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20643

Palavras-chave:

Corpo expandido. Efeito de presença. Tecnologias digitais. Performances intermediais.

Resumo

O artigo analisa o conceito de corpo expandido e os efeitos de presença em performances intermediais. O objetivo é o de investigar de que forma tecnologias digitais radicalizam algumas práticas permitindo que o corpo expandido do artista extrapole espaços delimitados na cena.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Lirio Gurgel Monteiro, UFRJ

Gabriela Lírio Gurgel Monteiro é fundadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC/ECO-UFRJ), que coordenou de setembro de 2013 a setembro de 2015. É professora Adjunta IV do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ. É autora dos livros A procura da palavra no escuro (7Letras, 2001) e organizadora de Interseções: Cinema e Literatura (7Letras, 2010). Desenvolve atualmente a pesquisa A teatralidade cinematográfica e o uso de novos dispositivos na produção de imagens (PIBIC/CNPq) e Autobiografia na cena contemporânea. Publicou artigos nos periódicos O Percevejo, Urdimento, Revista Cena, Concinnitas, Arte&Ensaio, Art&Cultura, entre outros. Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) (1995), Mestrado em Letras (1999), Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e Doutorado sanduíche - Université Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2002), sob orientação de Georges Banu. Em 2016, concluiu Estágio Sênior (CAPES/2016), com supervisão da profa. Dra. Josette Féral, na Université Paris III- Sorbonne Nouvelle, desenvolvendo a pesquisa intitulada Teatro e Tecnologia.

Referências

BERTRAND, Philippe; GONZALEZ-FRANCO, Daniel; CHERENE, Christian; POINTEAU, Arthur. The machine to be another: embodiment performance to promote empathy among individuals. Disponível em: http://doc.gold.ac.uk/aisb50/AISB50-S16/AISB50-S16-Bertrand-paper.pdf. Acesso em: 25/09/2015.

BRESSAN, Yannick. L’inscription physique et cognitive du personnage: effet de présence. In: BOURASSA, Renée; POISSANT, Louise (Org.). Personnage virtuel et corps perfomatif. Québec: Presses de l’Université du Québec, 2013, pp.305-313.

CATALA, Laurent. La machine à être un autre. Disponível em: http://www.makery.info/2015/04/17/la-machine-a-etre-un-autre/. Artigo publicado em Acesso em 25 de setembro de 2015.

FÉRAL, Josette. Encontros com Ariane Mnouchkine: Erguendo um monumento ao efêmero. Trad. Marcelo Gomes. São Paulo: SESC/SENAC, 2010.

_________. Além dos limites: Teoria e prática do teatro. Trad. Jacob Guinsburg et al. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FÉRAL, Josette (Org). Pratiques Performatives: BodyRemix. Press de l’Université du Québec/Presses Universitaires de Rennes, 2012.

GURGEL, Gabriela L. Poéticas cênicas em espetáculos intermediais: imagem e presença. In: O Percevejo online. Vol. 5, n.2, julho-agosto de 2014, pp.95-105.

KAC, Eduardo. Telepresença e bioarte: Humanos, Coelhos e Robôs em Rede. São Paulo: Editora da USP, 2013.

ORLAN. I do not want to look like... Orlan on becoming Orlan. Women’s Art Magazine, n. 64, maio-junho, 1995.

PERROT, Edwiges. Le performeur virtuel: Parcours dans l’oeuvre de 4D Art par Michel Lemieux. In: BOURASSA, Renée; POISSANT, Louise (Org.). Personnage virtuel et corps performatif. Québec: Presses de l’Université du Québec, 2013, pp. 327-337.

RIZZOLATTI, G.; SINIGAGLIA, C. Mirrors in the brain: how our minds share actions and emotions. Oxford: Oxford University Press, 2008.

SANTAELLA, Lucia. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus Editora, 2007.

__________. As artes do corpo cibernético. In DOMINGUES, Diana (Org.). Arte e Vida no século XXI. São Paulo: Editora UNESP, 2003, pp. 65-94.

SOFIA, Gabriele. Neurones mirois et intention dilatée. Vers un étude de l’expérience performative du spectateur. Du récepteur ou l’art de déballer son pique-nique. Actes de colloques et journées d’étude. Université de Rouen, 2012. Disponível em: http://ceredi.labos.univ-rouen.fr/public/?neurones-miroirs-etintention.html. Acesso em: 25 de setembro de 2015.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Como Citar

Monteiro, G. L. G. (2018). O corpo expandido e os efeitos de presença em performances intermediais. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 17(2), 103–120. https://doi.org/10.26512/vis.v17i2.20643

Edição

Seção

Imagem e(m) Cena