O infraínfimo em excesso, ou uma pluralização do espaço cotidiano. Três tentativas, três artistas japoneses: Yayoi Kusama, Chiharu Shiota e Masaharu Sato

Autores

  • Kenji Kitayama Seijo University - Tokyo

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v16i1.20481

Palavras-chave:

Percepção. Inframínimo. Excesso.

Resumo

Yayoi Kusama, Chiharu Shiota e Masaharu Sato descobrem uma diferença imperceptível em objetos minúsculos no meio do espaço cotidiano, aumentando tal diferença por meio de inúmeros exemplos para perseguir possibilidades que deixam o espaço modificado. Kusama, Chiota e Sato tentam oferecer essa amplicação por meio de percepções mescladas e cruzadas, afin de abrir mundos novos em um espaço do dia-a-dia: Kusama repete gotas d’águas infinitamente; Shiota repete uma grande quantidade de objetos ligados por fios pretos ou vermelhos; Sato sobrepõe imagens às cenas de vida cotidiana. Nos perguntamos se as tentativas desses artistas pode ser considerada como um “inframínimo em excesso”, devedora à arte de Duchamp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

KUSAMA, Yayoi. Infinity Net : The Autobiography of Yayoi Kusama, 2011, English, Translated by Ralph McCarthy, University of Chicago Press, Chicago, Illinois, US.

___________. Infinity Net : The Autobiography of Yayoi Kusama, Tokyo, Shincho sha, 2011.

___________. Le Curriculum vitae de gouttes d’eau, Tokyo, Shueisha, 2013.

http://www.tagboat.com/contents/select/kusama_data/kusama_data.htm

ESCAMILLA SANDOVAL, Rodrigo ”“ SEIDEL, Clarissa. Chiharu Shiota, The Hand Lines. New York: Menese Gras Balaguer, Publication Actar Publishers, 2014.

SHIOTA, Chiharu. “Me as Others”: http://artium.jp/exhibition/2012/12-06-shiota/

________. Entretien avec Chiharu Shiota «Un déclenchement pour une mémoire partagée: http://www.artit.asia/u/admin_ed_itv/i2vWjzhgHI7kLYVuxMA8/

SATO, Masaharu. Le Catalogue de l’Exposition Every day Life / Off the Record, Yokohama: Kanagawa prefectural Gallery, 2014.

___________. Le Catalogue de l’Exposition the Earthly Paradise, Tokyo: l’Université de l’art Musashino, 2014.

___________. Le Catalogue de l’Exposition Fruitfulness ”“ Contemporary Art in Toyokawa, Toyokawa: Comité d’organisation Aichi Triennale, 2015.

Downloads

Publicado

2017-06-26

Como Citar

Kitayama, K. (2017). O infraínfimo em excesso, ou uma pluralização do espaço cotidiano. Três tentativas, três artistas japoneses: Yayoi Kusama, Chiharu Shiota e Masaharu Sato. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 16(1), 167–205. https://doi.org/10.26512/vis.v16i1.20481

Edição

Seção

Dossiê - A arte não ocidental no contexto múltiplo e transdisciplinar da contemp