Stories of Continuity. Contemporary Art and Collection of Islamic Art
DOI:
https://doi.org/10.26512/vis.v16i1.20454Palavras-chave:
Arte Islâmica. Contemporâneo. Anacronismo. British Museum.Resumo
Nos últimos trinta anos, o Islã, entendido como civilização islâmica, tem sido, em vários sentidos, crescentemente associado à noção de arte contemporânea. Por exemplo, muitos grandes museus no mundo incluem, em suas coleções de arte islâmica histórica, trabalhos pertencentes a suas coleções de arte contemporânea originárias do Oriente Médio. Essa associação entre arte
contemporânea e arte islâmica levou à noção de Arte Islâmica Contemporânea, que se baseia na ideia de permanência da arte islâmica. Assim, a arte islâmica pode ser vista como um “um
anacronismo de uma arte medieval que nunca morreu” (Amy Goldin) e recebe a atribuição de um caráter trans-histórico: arte, produzida hoje em países muçulmanos ou por artistas ligados ao Islã por seus lugares de nascimento ou por ascendência, é compreendida como prolongamento da arte islâmica hoje. Essa interpretação também funda-se na ideia de permanência da civilização islâmica e em uma concepção ahistórica do tempo. Esse artigo analisará essa concepção alternativa de periodização da arte islâmica estudando o caso do British Museum e
relacionando-a ao discurso de vários historiadores e autores não-ocidentais. O tema em questão vai além do campo da arte: esse renascimento da arte islâmica é um meio de estabelecer,
através da arte, a continuidade cultural da civilização islâmica.
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