Stories of Continuity. Contemporary Art and Collection of Islamic Art

Autores

  • Monia Abdallah Université du Québec à Montréal

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v16i1.20454

Palavras-chave:

Arte Islâmica. Contemporâneo. Anacronismo. British Museum.

Resumo

Nos últimos trinta anos, o Islã, entendido como civilização islâmica, tem sido, em vários sentidos, crescentemente associado à noção de arte contemporânea. Por exemplo, muitos grandes museus no mundo incluem, em suas coleções de arte islâmica histórica, trabalhos pertencentes a suas coleções de arte contemporânea originárias do Oriente Médio. Essa associação entre arte
contemporânea e arte islâmica levou à noção de Arte Islâmica Contemporânea, que se baseia na ideia de permanência da arte islâmica. Assim, a arte islâmica pode ser vista como um “um
anacronismo de uma arte medieval que nunca morreu” (Amy Goldin) e recebe a atribuição de um caráter trans-histórico: arte, produzida hoje em países muçulmanos ou por artistas ligados ao Islã por seus lugares de nascimento ou por ascendência, é compreendida como prolongamento da arte islâmica hoje. Essa interpretação também funda-se na ideia de permanência da civilização islâmica e em uma concepção ahistórica do tempo. Esse artigo analisará essa concepção alternativa de periodização da arte islâmica estudando o caso do British Museum e
relacionando-a ao discurso de vários historiadores e autores não-ocidentais. O tema em questão vai além do campo da arte: esse renascimento da arte islâmica é um meio de estabelecer,
através da arte, a continuidade cultural da civilização islâmica.

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Referências

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Publicado

2017-06-26

Como Citar

Abdallah, M. (2017). Stories of Continuity. Contemporary Art and Collection of Islamic Art. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 16(1), 8–21. https://doi.org/10.26512/vis.v16i1.20454

Edição

Seção

Dossiê - A arte não ocidental no contexto múltiplo e transdisciplinar da contemp