A virada pedagógica da arte e o trânsito de identidades de artista-educador

Autores

  • Tatiana Fernández - Universidade de Brasília Universidade de Brasilia, UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v15i1.14535

Palavras-chave:

Artes; Educação

Resumo

Este artigo foca sobre eventos artísticos da denominada virada pedagógica da arte que Claire Bishop (2012) identifica na arte participante como um movimento que se articula entre a ideia de autonomia e heteronímia da arte. O objetivo é observar as tensões entre o sujeito artista e o sujeito educador como espaços de conflito que revelam as relações entre poder e conhecimento herdadas da modernidade. Nessas bases estes artistas instituem novas relações de identidade e apontam sobre coincidências entre arte e educação que contribuem para pensar sobre as mutações que sofrem ambas as áreas no século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIRRE, Imanol. Cultura Visual, política da estética e educação emancipadora. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da Cultura Visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora UFSM, 2011.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna: Do Iluminismo aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

BAUMAN, Zygmunt. ModernidadLíquida. México: Fondo de Cultura Económica, 2006.

BISHOP, Claire (Org.). Participation. Cambridge: MIT Press, Whitechapel Ventures, 2006.

______. Artificial Hells: participatory art and the politics of spectatorship. London: Verso, 2012.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins, 2009.

BROSTERMAN, Norman. Inventing Kindergarten. New York: Harry N. Abrams, 1997.

BRUGUERA, Tania. TANIA BRUGUERA. Cátedra Arte de Conducta. Glosario, s/d. Disponível em: <http://www.taniabruguera.com/cms/492-1-Ctedra+Arte+de+Conducta.htm>. Acesso em: 14 jun. 2013.

CAMNITZER, Luis On art, artists, latin america, and other utopias. Texas: University of Texas Press, 2009.

CRIMP, Douglas. On the Museum's Ruins. Cambridge Massachusetts: MIT Press, 1993.

DEWEY, John. Art as Experience. N.Y.: Penguin Group, 2005.

DIAS, Belidson; IRWIN, Rita (Org.). A/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013.

EFLAND, Arthur. A History of Art Education: Intellectual and Social Currents in Teaching the Visual Arts. New York: Teachers College Press, 1990.

FERREIRA, Gloria; COTRIM, Cecília. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 17 ed.

GUATTARI, Felix. Chaosmosis: an ethico-aesthetic paradigm. Indianapolis: Indiana University Press, 1995.

HELGUERA, Pablo. Education for Socially Engaged Art: a Materials and Tecniques Handbook.New York: Jorge Pinto Books, 2011.

HIGGINS, Hannah. Fluxus Experience. California: University of California Press, 2002.

KRAUSS, Rosalind. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

KUONI, Carin (org.). Energy Plan for the Western man:Joseph Beuys in America. N. Y: Four Walls Eight Windows, 1993.

LIPPARD, Lucy. Art Outdoors, In and Out of the Public Domain. Studio International. March-April, 1977.

MADOFF, Steven. Art School:Propositions for the 21st Century. London: The MIT Press, 2009.

NOTES FOR AN ART SCHOOL. Manifesta 6. Nicosia, Cyprus. 2006. Disponível em: <http://manifesta.org/manifesta-6/>. Acesso em: 9 jun. 2013.

PODESVA, L. K. A Pedagogical Turn: Brief Notes on Education as Art. Fillip, 6 Projectile Publishing Society, Vancouver, British Columbia Summer 2007. Disponível em: <http://fillip.ca/content/a-pedagogical-turn>. Acesso em: 12 mar. 20012.

RANCIÈRE, Jacques. Sobre políticas estéticas. Barcelona: Museo de Arte Contemporáneo, Universidad Autónoma de Barcelona, 2005.

______. Aesthetics and its discontents. UK: Polity Press, 2009a.

______. A Partilha do Sensível. São Paulo: Editora 34, 2009b. 2ª Ed.

ROGOFF, Irit. Turning. e-flux journal. #0, November 2008. Disponível em: <http://www.e-flux.com/journal/turning/>. Acesso em 11 abr. 2012.

SUASSUNA, Ariano. Iniciação à Estética. 9° Ed. Rio de janeiro: José Olympio, 2008.

SULLIVAN, Graeme. Art Practice as Research: Inquiry in Visual Arts. LA: SAGE Publications, 2010.

VERWOERT, Jan. The Boss: On the Unresolved Question of Authority in Joseph Beuys Ouvre and Public Image. e-flux journal. December2008. Disponível em: <http://www.e-flux.com/journal/turning/>, Acesso em: 11 abr. 2012

Downloads

Publicado

2016-06-02

Como Citar

Fernández - Universidade de Brasília, T. (2016). A virada pedagógica da arte e o trânsito de identidades de artista-educador. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 15(1). https://doi.org/10.26512/vis.v15i1.14535

Edição

Seção

Artigos