O Transito dos sentidos

Autores

  • João Paulo Lucas - Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v14i1.14513

Resumo

Quando falamos de interdisciplinaridade nas artes perfomativas falamos necessariamente da deslocação e interpenetração dos sentidos interpretados (ou intuídos) entre as diferentes linguagens que os veiculam. Este artigo pretende refletir sobre o transito entre a palavra, a música e o movimento enquanto expressões simbólicas do mundo, indagando a natureza de suas representações e propondo um devir comum entre a apreensão lógica dos signos e a intuição das imanências que derivam de símbolos não consumados, projetando uma significação partilhada nos idiomas performativos da contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERGSON, Henry. La Perception du changement.Oxford: Clarendon Press, 1911.

_______. A introdução à metafísica. In: W. J. Bergson, Os Pensadores: William James e HenriBergson(pp. 131-159). São Paulo: Nova Cultural, 1989.

BONFITTO, Matteo.O ator-compositor.São Paulo: Perspectiva, 2007.

BOWMAN, W.D. Philosophical Perspectives on Music.New York: Oxford University Press, 1998.

GIL, José. Movimento Total: o corpo e a dança.Lisboa: Relógio de Água, 2001.

HANSLICK, Eduard. Do Belo Musical.Covilhã, Portugal: LusoSofia Press, Universidade de Beira Interior, 2011.

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento.São Paulo: Summos, 1978.

LANGER, Susanne K. Problems of art: Ten philosophical lectures.New york: CharlesScribner Sons,1957.

______. Philosophy in a New Key.New York: New American Library, 1954.

______. Sentimento e forma.São Paulo: Perspectiva, 1980.

LATHAM, Alison. Diccionario enciclopédico de la música.Tlalpan/ Mexico: Fondo de Cultura Económica, 2009.

LEHMANN, Hans-Thies.Teatropós-dramático.São Paulo: Cosac Naify, 2007.

Downloads

Publicado

2015-11-06

Como Citar

Lucas - Universidade de Brasília, J. P. (2015). O Transito dos sentidos. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 14(1). https://doi.org/10.26512/vis.v14i1.14513

Edição

Seção

Dossiê - Som, Palavra e Performance II