Os espaços que promovem uma dramaturgia da ação vocal

Autores

  • Francesca Della Monica
  • Ernani Maletta - Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v14i1.14509

Resumo

Os autores partem da premissa de que a ação vocal, seja cantada ou falada, exige do intérprete a ressignificação pessoal de múltiplos parâmetros próprios dela ”“ relacionados à entonação, ao ritmo e à dinâmica da fonação ”“ para a criação de uma dramaturgia da voz que se estabelece em função da necessidade pessoal que provocou a escolha de cada um desses parâmetros, feita por ele próprio ou mesmo por outra pessoa. Nesse sentido, para a promoção dessa dramaturgia vocal, destacam a imprescindibilidade de se considerar esses parâmetros não apenas como fenômenos relacionados ao tempo, mas também como elementos que se transformam e se ressignificam em função do espaço no qual o sujeito fonador se encontraria ao agir. Afirmando, então, que os espaços que intervêm significativamente na dramaturgia da voz são múltiplos e de diferentes sentidos filosóficos, e que para além de sua dimensão física e visível, apresentam-se também como espaços não visíveis, mas possíveis, como espaços de relação, lógicos, míticos e históricos, Della Monica e Maletta evidenciam os conceitos e características próprios de cada uma dessas dimensões espaciais, destacando como a polifonia que estas estabelecem, na medida em que se apresentam discursiva e simultaneamente, atua na promoção de uma dramaturgia para a ação vocal própria de cada situação cênica que se pretende criar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOLOGNA, Conrado. Flatus vocis: metafísica e antropologia della voce. Bologna: Il Mulino, 1992.

DELLA MONICA, Francesca; MALETTA, Ernani. Intorno agli spazi dell’azione vocale. In: MELLO, L. (Org) Teatro Laboratorio Toscana diretto da Federico Tiezzi, Pisa: Titi-villus, 2013, p. 69-72.

POUND, Ezra. ABC da Literatura. Organização e apresentação da edição brasileira: Augusto deCampos. Tradução: Augusto de Campos e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 2006.

Downloads

Publicado

2015-11-06

Como Citar

Monica, F. D., & Maletta - Universidade Federal de Minas Gerais, E. (2015). Os espaços que promovem uma dramaturgia da ação vocal. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 14(1). https://doi.org/10.26512/vis.v14i1.14509

Edição

Seção

Dossiê - Som, Palavra e Performance II