Brasília: o contorno da imagem moderna

Autores

  • Rodrigo Queiroz - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26512/vis.v13i1.14483

Resumo

O presente artigo aponta para uma peculiaridade inerente à estrutura formal e espacial da arquitetura moderna brasileira, que a distancia das postulações racionalizadoras apregoadas pelas vanguardas construtivas (implantação serial e uniforme). A disposição deliberadamente compositiva, identificada em conjuntos arquitetônicos como Pampulha e o centro cívico de Brasília, demonstra a disposição local pelo projeto de um espaço hierarquizado, definido por uma clássica relação de contraste entre opostos, tais como: curva/reta, opacidade/transparência, luz/sombra, vertical/horizontal, dinâmico/estático. A relação de complementariedade entre as formas dispostas no espaço, inclusive com a frequente presença da escultura figurativa no ambiente exterior, revela um paradoxal fundo acadêmico no projeto do espaço da arquitetura moderna brasileira, que o artigo pretende revelar.

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Publicado

2015-05-16

Como Citar

Queiroz - Universidade de São Paulo, R. (2015). Brasília: o contorno da imagem moderna. Revista VIS: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Artes Visuais, 13(1). https://doi.org/10.26512/vis.v13i1.14483

Edição

Seção

Dossiê - História da Crítica de Arte no Brasil