Investigando a Emergência de Relações Equivalentes a partir de Estruturas de Treino Mutuamente Excludentes

Autores

  • Paulo Roberto dos Santos Ferreira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Vinícius Cabral Gonçalves Universidade Federal da Grande Dourados
  • Daiane Cristina Daleaste Universidade Federal da Grande Dourados
  • Luciana Leonetti Correia Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3525

Palavras-chave:

Equivalência de estímulos, Classes excludentes, Comportamento simbólico, Controle de estímulos

Resumo

Investigou-se a formação de classes equivalentes a partir de estruturas de treino de discriminações condicionais que correspondem a relações emergentes mutuamente excludentes. Participaram um total de 10 universitários distribuídos em dois experimentos. As relações treinadas foram B1A1, B2A2, B3A3, D1C1, D2C2, D3C3, B1C2, B2C1, B3C3, D1A1, D2A2 e D3A3. Foram testadas as relações AC, CA, BD e DB. O Experimento II diferiu-se do Experimento I por incluir uma revisão das relações de treino. Os resultados sugerem a formação de classes para sete dos 10 participantes, sem diferenças significativas entre os experimentos. Contudo, foram estabelecidas diferentes classes para os participantes de ambos os experimentos, sugerindo que a ordem de treino não foi suficiente para determinar quais classes de equivalência seriam formadas.

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Biografia do Autor

Paulo Roberto dos Santos Ferreira, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduação em Psicologia (UFSCar). Doutorado Direto em Filosofia no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar (Bolsista FAPESP). Título da Tese: Regra e Criatividade no Comportamentalismo Radical de B. F. Skinner. Pós-doutorado na UFSCar (bolsista FAPESP), vinculado ao Departamento de Psicologia e Pós-graduação em Psicologia da UFSCar. Atualmente, é professor adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados, além de coordenador do Comitê de Ética da UFGD e autor de artigos nas áreas de Análise Experimental do Comportamento, Aprendizagem, Ensino de Leitura e Escrita, Comportamento Verbal, Comportamentalismo Radical e História da Psicologia.

Vinícius Cabral Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados

Aluno do curso de Psicologia da UFGD, e bolsista de iniciação científica (PIBIC-UFGD).

Daiane Cristina Daleaste, Universidade Federal da Grande Dourados

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFGD e Técnica em Laboratório no Laboratório de Psicologia Experimental da UFGD.

Luciana Leonetti Correia, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui Graduação em Psicologia (Bacharelado e Formação do Psicólogo) pela Universidade Federal de São Carlos (2002), Mestrado e Doutorado em Ciências na Área de Concentração em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP- RP) e Pós-Doutorado pela Universidade de Lisboa. Além disso, integra o grupo Pain in Child Health (PICH), mantido pela Mayday Foundation e pelo Canadian Institutes of Health Research, na qualidade de membro internacional (alumna member) e o GT-ANPEPP- Psicologia Pediátrica. Tem experiência em ensino, assistência e pesquisa em Psicologia, com ênfase na área de tratamento e prevenção psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde materno-infantil; avaliação de indicadores emocionais em mulheres; avaliação da dor; psicologia pediátrica; avaliação do desenvolvimento infantil. Atualmente, é professora adjunto-III do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital Universitário (HU/UFGD), coordenadora de área de Psicologia do PIBID/ UFGD e vice-coordenadora do Mestrado em Psicologia da UFGD. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Prevenção e Intervenção em Saúde e pesquisadora no grupo Pesquisas em Psicologia Pediátrica. É consultora ad-hoc das Revistas Paidéia e Interações em Psicologia.

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Publicado

2019-03-01

Como Citar

Ferreira, P. R. dos S., Gonçalves, V. C., Daleaste, D. C., & Correia, L. L. (2019). Investigando a Emergência de Relações Equivalentes a partir de Estruturas de Treino Mutuamente Excludentes. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 35. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3525

Edição

Seção

Estudos Empíricos