Efeitos a curto e longo prazo de um grupo de desenvolvimento de habilidades sociais para universitários
Palavras-chave:
Psicologia Clínica, Treinamento de habilidades sociais, Ansiedade, Estudantes universitários, Práticas baseadas em evidênciaResumo
A generalização para o mundo real dos resultados de estudos controlados, feitos em settings de pesquisa, pode ser questionada. Mas há escassez de estudos de eficácia de tratamentos no mundo real, com números suficientes de participantes e follow-up. Investigou-se, em 38 participantes, o efeito a curto e longo prazo de um grupo de habilidades sociais para estudantes universitários, num setting de mundo real. Escores de ansiedade (IDATE) e habilidades sociais (IHS) foram verificados antes e depois da intervenção, e depois de um intervalo de follow-up. A ansiedade diminuiu e as habilidades sociais aumentaram do pré-teste para o pós-teste, e ambas se mantiveram estáveis do pós-teste para o follow-up. Não houve diferença entre os dados de follow-up depois de intervalos de 3 meses a 5 anos.
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