Integração de Três Conceitos:

Função Executiva, Memória de Trabalho e Aprendizado

Autores

  • Carlos Alberto Mourão-Júnior Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Luciene Bandeira Rodrigues Melo UFJF

Palavras-chave:

Neuropsicologia, Função executiva, Memória de trabalho, Aprendizado, Córtex pré-frontal

Resumo

O presente artigo discute o conceito de função executiva enquanto um processo de integração temporal, envolvendo funções como o ajuste preparatório, o controle inibitório e a memória de trabalho. Em seguida questiona o modelo multicomponente de Baddeley para a memória de trabalho e propõe uma nova classificação da função executiva que engloba os modelos de Fuster e de Baddeley. Finalmente revisita o conceito neurobiológico de aprendizado e sugere uma visão para se avaliar os déficits de aprendizagem que leve em conta a função executiva como a pedra angular do processo cognitivo.

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Publicado

2011-09-22

Como Citar

Mourão-Júnior, C. A., & Melo, L. B. R. (2011). Integração de Três Conceitos:: Função Executiva, Memória de Trabalho e Aprendizado. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 27(3), 309–314. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17538