Estilos Parentais e Desenvolvimento de Habilidades Sociais na Adolescência
Palavras-chave:
Estilos parentais, Habilidade social, AdolescênciaResumo
Este estudo examinou a relação entre estilos parentais e o desenvolvimento de habilidades sociais na adolescência. Os sujeitos foram 193 adolescentes secundaristas de duas escolas públicas de Porto Alegre. Foram utilizados um questionário para o levantamento da percepção de desempenho em dez habilidades sociais e duas escalas (Responsividade e Exigência) para a classificação dos estilos parentais em quatro categorias: autoritário; autoritativo; indulgente e negligente. Os resultados indicaram que, de uma forma geral, os adolescentes relatam apresentar as habilidades sociais necessárias à s situações investigadas. As habilidades que apresentaram maiores dificuldades foram iniciar relacionamento interpessoal; solicitar mudança no comportamento do outro e expressar sentimentos. Não foram encontradas diferenças (MANOVA) quanto à presença
de habilidades sociais entre os adolescentes que identificaram seus pais em diferentes estilos parentais. No entanto, foram encontradas entre esses grupos diferenças significativas quanto à s variáveis que estão relacionadas à s habilidades sociais, como ansiedade e agressividade
Downloads
Referências
de habilidades sociais em adolescentes portadores de deformidades
faciais. Estudos de Psicologia, 13, 31-47.
Arón, A. & Milicic, N. (1994). Viver com os outros: programa de
desenvolvimento de habilidades sociais. (J. Santos, Trad.) Campinas:
Editorai Psy II.
Bandura, A. &Walters, R. (1959). Adolescent agression. New York:
The Ronald Press Company.
Baumrind, D. (1966). Effects of authoritative parental control on
child behavior. Child Development, 37, 887-907.
Caballo, V. (1993). Manual de evaluación y entrenamiento de las
habilidades sociales. Madrid: Siglo Veintuino Editores.
Chioqueta, A. (1998). Adaptação para o português do inventário
de depressão estado-traço: fidedignidade e validade. Dissertação
de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do
Sul, Porto Alegre.
Costa, F., Teixeira, M.A. & Gomes, W. (1998). Construção de um
instrumento de avaliação de estilos parentais: uma continuação
[Resumo]. Em Sociedade Brasileira de Psicologia (Org.), Resumos
de comunicação científica, XXVIII Reunião Anual de
Psicologia (p. 127). Ribeirão Preto: SBR
Del Prette, A. (1985). Treinamento comportamental: uma alternativa
de atendimento à população não clínica. Revista de Psicologia
Fortaleza, 3, 67-81.
Del Prette, A., Del Prette, Z.A.P & Castelo Branco, U.V. (1992).
Competência social na formação do psicólogo. Paidéia: Cadernos
de Educação, 2, 40-50.
Del Prette, A., Del Prette, Z.A.P, Torres, A. & Pontes, A. (1998).
Efeitos de uma intervenção sobre a topografia das habilidades
sociais de professores. Psicologia Escolar e Educacional, 2,
11-22.
Dornbusch, S., Ritter, P., Leiderman, P., Roberts, D. & Fraleigh,
M. (1987). The relation of parenting style to adolescent school
performance. Child Development, 58, 1244-1257.
Garcia, F. & Del Prette, Z.A. (1998). Um programa de habilidades
sociais para adolescentes de bom desempenho acadêmico [Resumo],
Em Sociedade Brasileira de Psicologia (Org.), Resumos
de comunicação científica, XXVIII Reunião Anual de Psicologia
(p. 155). Ribeirão Preto: SBR
Glasgow, K., Dornbusch, S., Troyer, L., Steinberg, L. & Ritter, P.
(1997). Parenting styles, adolescents' attributions and educational
outcomes in nine heterogeneus high schools. Child Development,
68, 507-529.
Guarch, C. (1994). Evaluación de las habilidades sociales. Em R.
Fernandez-Ballesteros (Org.), Evaluación conductual hoy: Um
enfoque para el cambio en psicologia clínica e de la salud (pp.
347-383). Madrid: Pirâmide S.A.
Hennigen, I. (1994). Dimensões psicossociais da adolescência:
identidade, relação familiar e relação com amigos. Dissertação
de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Porto Alegre.
Hidalgo, C. & Abarca, N. (1994). Programa de entrenamiento en
habilidades sociales. Santiago: Ediciones Universidad Católica
de Chile.
Kaplan, H. & Sadock, B. (1993). Compêndio de psiquiatria. (D.
Batista, Trad.) Porto Alegre: Editora Artes Médicas. (Trabalho
original publicado em 1991)
Lamborn, S., Mounts, N., Steinberg, L. & Dornbusch, S. (1991).
Patterns of competence and adjustment among adolescents from
authoritative, authoritarian, indulgent and neglectful families.
Child Development, 62, 1049-1065.
Levenson, R. & Gottman, J. (1978). Toward the assessment of social
competence. Journal of Consulting and Clinical Pychology,
46, 453-462.
Lewis, M. & Wolkmar, F. (1993). Aspectos clínicos do desenvolvimento
na infância e adolescência. (G. Giacomet, Trad.) Porto
Alegre: Artes Médicas. (Trabalho original publicado em 1990)
Maccoby, E. & Martin, J. (1983). Socialization in the context of
the family: Parent-child interaction. Em PH. Mussen & E.
Hetherington (Orgs.), Handbook of child psychology: Socialization,
personality and social development (pp.1-101). New
York: Wiley.
McFall, R. (1982). A review and reformulation of the concept of
social skills. Behavioral Assessment, 4, 1-33.
Rimm, D. & Masters, J. (1983). Terapia comportamental: técnicas
e resultados experimentais. (A. Alves, Trad.) São Paulo: Editora
Manole Ltda.
Rojas, R. (1995). Habilidades sociales: psicoterapia grupai con
pacientes esquizofrenicos crônicos. Revista de Psicologia de
la PUCP, 8, 63-95.
Sarason, I. & Sarason, B. (1981). Teaching cognitive and social
skills to high school students. Journal of Consulting and Clinical
Psychology, 49, 908-918.
Silva, A. & Del Prette, A. (1998). Treinamento de habilidades sociais
no promoção de interações positivas entre pais e filhos [Resumo].
Em Sociedade Brasileira de Psicologia (Org.), Resumos
de comunicação científica, XXVIII Reunião Anual de Psicologia
(p. 256). Ribeirão Preto: SBP
Sobreira-Lopes, R.C. (1994). O contexto familiar no desenvolvimento
da autonomia e da moralidade na adolescência. Psicologia:
Reflexão e Crítica, 7, 59-74.
Steinberg, L, Elmen, J. & Mounts, N. (1989). Authoritative parenting,
psychosocialmaturity and academic success among adolescents.
Child Development, 60, 1424-1436.
Trower, P. (1995). Adult social skills: State of art and future directions.
Em W. O'Donohue & L. Krasner (Orgs.), Handbook of
psychological skills training: Clinical techniques and applications
(pp. 54-80). New York: Allyn and Bacon.
Wagner, A., Flacke, D. & Meza, E. (1997). Crenças e valores dos
adolescentes acerca da família, casamento, separação e projetos
de vida. Psicologia: Reflexão e Crítica, 10, 155-168.