Compreensão de Textos em Adolescentes Surdos

Autores

  • Lúcia Helena Macedo dos Santos
  • Ma. da Graça Bompastor Borges Dias

Palavras-chave:

Compreensão de textos, Adolescentes surdos, Língua preferencial

Resumo

Investigou-se o processo de compreensão dos aspectos do texto que dependem de informações literais e aqueles que envolvem inferências. Sujeitos entre 12 e 20 anos de idade, com nível de escolaridade que não ultrapassou o primeiro grau das escolas públicas e especiais, foram divididos em três grupos: surdos que tinham como Língua preferencial LIBRAS; surdos usuários da Língua Portuguesa na modalidade oral e adolescentes de audição normal. Os sujeitos foram avaliados individualmente através da leitura de uma história, respondendo a questões literais e inferenciais, devendo oferecer um título e justificá-lo. Os surdos oralizados tiveram mais dificuldade de compreender o texto que os surdos usuários da LIBRAS e aqueles com audição normal. Não houve diferenças quanto às respostas dos que leram o texto daqueles para quem a história foi lida. Os resultados indicam que os usuários de LIBRAS obtiveram um desempenho similar aos dos adolescentes com audição normal.

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Publicado

2012-09-05

Como Citar

Macedo dos Santos, L. H., & Bompastor Borges Dias, M. da G. (2012). Compreensão de Textos em Adolescentes Surdos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 14(3), 241–249. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17330