APARÊNCIA E REALIDADE:
A RECONCILIAÇÃO DE INDI-CADORES INCONGRUENTES DA EMOÇÃO
Palavras-chave:
Erro fenomenista, Realismo intelectual, Codificação dupla, Pistas contextuais, Processos metacognitivosResumo
As pesquisas de Flavell (1986) tem evidenciado a existência de um certo padrão sistemático nos tipos de erros manifestados por crianças que desempenham mal em tarefas que envolvem distinção entre aparência e realidade (AR). Um padrão de erro fenomenista ocorre quando a realidade é assimilada a aparências. Uma resposta envolvendo realismo intelectual ocorre quando a aparência é assimilada ao conhecimento prévio que a criança tem acerca de eventos ou objetos (esquemas). Perspectivas recentes sugerem que para que a criança possa corretamente inferir comportamentos reais e aparentes ela precisa ter em mente, simultaneamente, duas identidades aparentemente incompatíveis e aplicar ambas as propriedades ao mesmo objeto. Esta hipótese implica no desenvolvimento de habilidades de codificação dupla (CD) e permite questionar a perspectiva dominante de pistas contextuais (PC), com sua ênfase nos resultados e nos eventos que conduzem a determinados resultados, como meio para que a criança alcance um melhor e mais profundo entendimento da distinção aparência-realidade. O presente estudo examina a hipótese de que Ss na condição CD apresentam uma superioridade de desempenho em tarefas AR quando comparados a Ss na condição PC. Investiga-se também a hipótese de uma predominância de Realismo Intelectual em Ss na condição PC. A amostra consistiu de 29 crianças regularmente matriculadas em classe de 2- série de uma escola pública. Os principais resultados obtidos através da prova U de Mann Whitney evidenciaram um desempenho superior em tarefas AR para os Ss submetidos a condição CD. Uma predominância de erros do tipo fenomenista foi detectada nas respostas dos Ss expostos a condição PC. Níveis de justificativas mais amadurecidas acerca da discrepância entre aparência e realidade ocorreram com maior freqüência no grupo CD. Os resultados são interpretados basicamente em termos dos achados de Flavell acerca da distinção entre aparência e realidade e possíveis conexões com processos metacognitivos facilitadores da competência conceituai e desempenho ressaltando a importância de variáveis que determinam uma melhor recepção do problema pela criança
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