Treino Cognitivo de Memória com Idosos Saudáveis: Metanálise e Comparação de Estratégias

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.1590/0102.3772e38319.en

Mots-clés :

memória, envelhecimento, idosos, treino cognitivo

Résumé

O treino cognitivo é um recurso possível para o aprimoramento da memória. Este trabalho busca comparar a eficácia de estratégias de treino de memória com idosos adotadas no contexto brasileiro. Pesquisou-se por estudos que apresentassem ensaios clínicos sobre efeitos de diferentes estratégias de memorização com idosos brasileiros. Realizou-se uma metanálise do tamanho de efeito (g de Hedges) das estratégias de nove estudos que resultaram com essas características. Evidenciaram-se efeitos do treino de insignificantes a moderados, mas não estatisticamente significativos, sobre as memórias de trabalho, episódica e semântica, além de moderado e significativo sobre a memória incidental. Isso indica que estudos brasileiros têm apresentado programas de treino com estratégias de memorização com efeito no máximo moderado sobre a memória de idosos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Almondes, K. M. de, Leonardo, M. E. M., & Moreira, A. M. S. (2017). Effects of a cognitive training program and sleep hygiene for executive functions and sleep quality in healthy elderly. Dementia & Neuropsychologia, 11(1), 69-78. https://doi.org/10.1590/1980-57642016dn11-010011

Brum, P., Borella, E., Carretti, B., & Yassuda, M. (2020). Working memory training format in older adults: Individual versus group sessions. Aging Clinical and Experimental Research, 32(11), 2357-2366. https://doi.org/10.1007/s40520-019-01468-0

Borenstein, M., Hedges, L. V., Higgins, J. P. T., & Rothstein, H. R. (2009). Introduction to meta-analysis John Wiley & Sons.

Carvalho, F. C. R., Neri, A. L., & Yassuda, M. S. (2010). Treino de memória episódica com ênfase em categorização para idosos sem demência e depressão. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23(2), 317-323. https://doi.org/10.1590/S0102-79722010000200014

Chiu, H., Chu, H., Tsai, J., Liu, D., Chen, Y., Yang, H., & Chou, K. (2017). The effect of cognitive-based training for the healthy older people: A meta-analysis of randomized controlled trials. PLoS ONE, 12(5), e0176742. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0176742

D’Antonio, J., Simon-Pearson, L., Goldberg, T., Sneed, J., Rushia, S., Kerner, N., Andrews, H., Hellegers, C., Tolbert, S., Perea, E., Petrella, J., Doraiswamy, M., & Devanand, D. (2019). Cognitive training and neuroplasticity in mild cognitive impairment (COG-IT): Protocol for a two-site, blinded, randomised, controlled treatment trial. BMJ Open, 9(8), p. e028536. http://dx.doi.org/10.1136/bmjopen-2018-028536

Flather, M., Delahunty, N., & Collinson, J. (2006). Generalizing results of randomized trials to clinical practice: Reliability and cautions. Clinical Trials: Journal of the Society for Clinical Trials, 3(6), 508-512. https://doi.org/10.1177%2F1740774506073464

Gates, N., Sachdev, P., Singh, M. F., & Valenzuela, M. (2011). Cognitive and memory training in adults at risk of dementia: A systematic review. BMC Geriatrics, 11(1), 1-14. https://doi.org/10.1186/1471-2318-11-55

Golino, M., & Flores-Mendoza, C. (2016). Desenvolvimento de um programa de treino cognitivo para idosos. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 19(5), 769-785. http://dx.doi.org/10.1590/1809-98232016019.150144

Gross, A. L., Parisi, J. M., Spira, A. P., Kueider, A. M., Ko, J. Y., Saczynski, J. S., Samus, Q. M., & Rebok, G. W. (2012). Memory training interventions for older adults: A meta-analysis. Aging & mental health, 16(6), 722-734. https://doi.org/10.1080/13607863.2012.667783

Higgins, J. P. T., & Green, S. (2008). Cochrane Handbook for systematic reviews of interventions Wiley.

Irigaray, T. Q., Gomes Filho, I., & Schneider, R. H. (2012). Efeitos de um treino de atenção, memória e funções executivas na cognição de idosos saudáveis. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(1), 182-187.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2019). Projeção da população do Brasil e das Unidades da Federação https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/

Lakens, D. (2013). Calculating and reporting effect sizes to facilitate cumulative science: A practical primer for t-tests and ANOVAs. Frontiers in psychology, 863. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2013.00863

Lima-Silva, T. B., Oliveira, A. C. V., Paulo, P. L. V., Malagutti, M. P., Danzini, V. M. P., & Yassuda, M. S. (2011). Treino cognitivo para idosos baseado em estratégias de categorização e cálculos semelhantes a tarefas do cotidiano. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 14(1), 65-74. https://doi.org/10.1590/S1809-98232011000100008

Lima-Silva, T. B., Ordonez, T. N, Santos, G. D., Fabrício, A. T., Aramaki, F. O, Almeida, E. B., Vianna-Paulo, D. L., Malagutti, M. P., Valente-Oliveira, A. C., Iwasaki, A., Souza, G. S., & Yassuda, M. S. (2010). Effects of cognitive training based on metamemory and mental images. Dementia & Neuropsychologia, 4(2), 114-119. https://doi.org/10.1590/S1980-57642010DN40200007

Lima-Silva, T. B., Teixeira-Fabrício, A., Silva, L. S. V., Oliveira, G. M., Silva, W. T., Kissaki, P. T., Silva, A. P. F., Sasahara, T. F., Ordonez, T. N., Oliveira, T. B., Aramaki, F. O., Buriti, A., & Yassuda, M. S. (2012). Training of executive functions in healthy elderly: Results of a pilot study. Dementia & Neuropsychologia, 6(1), 35-41.

Lopes, R., & Argimon, I. (2016). El entrenamiento cognitivo en los ancianos y efectos en las funciones ejecutivas. Acta Colombiana de Psicología, 159-176. http://www.dx.doi.org/10.14718/ACP.2016.19.2.8

Melby-Lervåg, M., & Hulme, C. (2013). Is working memory training effective? A meta-analytic review. Developmental Psychology, 49(2), 270-291. https://psycnet.apa.org/doi/10.1037/a0028228

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D. (2009). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: The PRISMA statement. PLoS Medicine, 6(7), e1000097.

Neshat-Doost, H., Dalgleish, T., Yule, W., Kalantari, M., Ahmadi, S., Dyregrov, A., & Jobson, L. (2012). Enhancing autobiographical memory specificity through cognitive training. Clinical Psychological Science, 1(1), 84-92. https://doi.org/10.1177%2F2167702612454613

Ordonez, T. N., Borges, F., Kanashiro, C. S., Santos, C. C. N., Hora, S. S., & Lima-Silva, T. B. (2017). Actively station: Effects on global cognition of mature adults and healthy elderly program using electronic games. Dementia & Neuropsychologia, 11(2), 186-197. https://doi.org/10.1590/1980-57642016dn11-020011

Pereira, M. G., & Galvão, T. F. (2014). Heterogeneidade e viés de publicação em revisões sistemáticas. Epidemiologia e Serviços de Saúde, 23(4), 775-778.

Rosenthal, J. (1996). Qualitative descriptors of strength of association and effect size. Journal Of Social Service Research, 21(4), 37-59. https://doi.org/10.1300/J079v21n04_02

Salmazo-Silva, H., & Lima-Silva, T. B. (2018). Saúde cognitiva e promoção do envelhecimento cognitivo bem sucedido. In F. S. Santos, T. B. Lima-Silva, E. B. Almeida, & E. M. Oliveira (eds.), Estimulação cognitiva para idosos:Ênfase em memória (2a ed., pp. 09-14). Editora Atheneu.

Salmazo-Silva, H., & Yassuda, M. S. (2009). Memory training for older adults with low education: Mental images versus categorization. Educational Gerontology, 35(10), 37-59. https://doi.org/10.1080/03601270902782487

Santos, M. T., & Flores-Mendoza, C. (2017). Treino cognitivo para idosos: Uma revisão sistemática dos estudos nacionais. Psico-USF, 22(2), 337-349. https://doi.org/10.1590/1413-82712017220212

Souza, F., Mendes, A., Bennemann, R., & Milani, R. (2019). Treino cognitivo para grupos de idosos: Uma revisão sistemática. Psicologia, Saúde & Doenças, 20(2), 503-511. http://dx.doi.org/10.15309/19psd200218

Sterne, J. A. ., & Egger, M. (2001). Funnel plots for detecting bias in meta-analysis. Journal of Clinical Epidemiology, 54(10), 1046-1055. https://doi.org/10.1016/S0895-4356(01)00377-8

Vieira, V. A. (2017). Meta-análise: Metodologia, pesquisa e análise de dados Editora UFSC.

Waldum, E. R., Dufault, C. L., & McDaniel, M. A. (2016). Prospective memory training: Outlining a new approach. Journal of Applied Gerontology, 35(11), 1211-1234. https://doi.org/10.1177%2F0733464814559418

Yassuda, M. S., Batistoni, S. S. T., Fortes, A. G., & Neri, A. L. (2006). Treino de memória no idoso saudável: Benefícios e mecanismos. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(3), 470-481.

Yassuda, M. S., & Brum, P. S. (2015). Reabilitação dos transtornos neurocognitivos leves em idosos. In F. H. dos Santos, V. M. Andrade, & O. F. A. Bueno (orgs.), Neuropsicologia hoje (2a ed., pp. 318-325). Artmed.

Publié-e

2022-10-17

Comment citer

Campos, V. L. M., & Vasconcellos, T. H. F. (2022). Treino Cognitivo de Memória com Idosos Saudáveis: Metanálise e Comparação de Estratégias. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 38. https://doi.org/10.1590/0102.3772e38319.en

Numéro

Rubrique

Revisão da Literatura