Intervenção Comportamental em Sala de Aula: Efeitos na Atenção e Hiperatividade/Impulsividade de Estudantes com TDAH
DOI :
https://doi.org/10.1590/0102.3772e37302Mots-clés :
TDAH; intervenções escolares; intervenções comportamentais; sala de aulaRésumé
Intervenções em sala de aula são relevantes para o processo educacional de estudantes com TDAH. É neste contexto que comportamentos típicos do transtorno são especialmente problemáticos e contribuem para altos índices de fracasso e evasão escolar. O presente estudo teve por objetivo analisar o efeito do destaque de palavras sobre a desatenção e hiperatividade/impulsividade de três estudantes do ensino fundamental com diagnóstico de TDAH. Foi utilizado um delineamento combinado de reversão e linha de base múltipla entre participantes. Observou-se a redução da frequência de ocorrência dos comportamentos de interesse adicionalmente ao maior percentual de acertos em tarefas com palavras destacadas. Os resultados replicam e ampliam os de pesquisas anteriores. Propõe-se a aplicação da intervenção com diferentes conteúdos e tarefas.
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