Adaptação de um Questionário de Autoconfiança Relacionado a Situações-problema em Odontopediatria

Auteurs-es

  • Camila Lima Nascimento Universidade Estadual de Campinas
  • Cecília Guarnieri Batista Universidade Estadual de Campinas
  • Gustavo Sattolo Rolim Universidade Estadual de Campinas
  • Renata Salvitti de Sá Rocha
  • Antonio Bento Alves de Moraes

Mots-clés :

Psicologia da Saúde, Psicologia Aplicada a Odontologia, Relação profissional paciente

Résumé

É relatada a adaptação do questionário de Milgrom sobre autoconfiança e formas de lidar frente a situações-problemas em odontopediatria. A adaptação foi aprovada por especialistas e analisada em termos da quantidade, coerência e qualidade das respostas suscitadas. Considerou-se o questionário como instrumento que pode contribuir para a formação do odontólogo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Ambrosano, G. M. B., & Moraes, A. B. A. (1999). Ability of dentists in children management. In 77th General Session of the IADR, Journal of Dental Research, 78, 242.
Cardoso, C. L., Loureiro, S. R., & Nelson-Filho, P. (2004). Pediatric dental treatment: manifestations of stress in patients, mothers and dental school students. Brazilian Oral Research, 18, 150-155.
Issáo, M., & Guedes-Pinto, A. C. (1999). Conduta em relação à criança para tratamento odontopediátrico. Manual de Odontopediatria. (10ª ed.) São Paulo: Ed Pancast.
Kalwitzki, M. (2005). Self-reported changes in clinical behaviour by undergraduate dental students after video-based teaching in paediatric dentistry. European Journal of Dental Education, 9, 108-14.
Koch, I. V., & Travaglia, L. C. (2004). A coerência textual. São Paulo: Ed. Contexto.
Milgrom, P., Weistein, P., & Getz, T. (1995). Treating fearful dental patients. Washington: University of Washington in Seattle.
Moraes, A. B. A., Batista, C. G., Lombardo, I., Horino, L. E., & Rolim, G. S. (2006). Verbalizações de alunos de odontologia sobre a inclusão social de pessoas com deficiência. Psicologia em Estudo, 11, 607-615.
Newton, J. T., & Sturmey, P. (2003). Students’ perceptions of the acceptability of behaviour management techniques. European Journal of Dental Education, 7, 97-102.
Rubin, R. W., Rustveld L. O., Weyant R. J., & Close J. M. (2008). Exploring dental students’ perceptions of cultural competence and social responsibility. Journal of Dental Education, 72, 1114-21.
Wright, G. Z. (2000). Controle psicológico do comportamento de crianças. In R. E. McDonald & D. R Avery (Eds.), Odontopediatria. (7ª ed.) Rio de Janeiro: Ed Guanabara Koogan.
York, K. M., Mlinac, M. E., Deibler, M. W., Creed, T. A., & Ganem, I. (2007). Pediatric behavior management techniques: a survey of predoctoral dental students. Journal of Dental Education, 7, 532-539.

Téléchargements

Publié-e

2011-12-13

Comment citer

Nascimento, C. L., Guarnieri Batista, C., Sattolo Rolim, G., Salvitti de Sá Rocha, R., & Bento Alves de Moraes, A. (2011). Adaptação de um Questionário de Autoconfiança Relacionado a Situações-problema em Odontopediatria. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 27(4), 507–510. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18338

Numéro

Rubrique

Estudos Empíricos