Compreensão da Sexualidade por Jovens com Diagnóstico de Deficiência Intelectual

Autores

  • Aida Souza Morales Universidade Estadual de Campinas
  • Cecília Guarnieri Batista Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Formação de conceitos, Educação sexual, Sexualidade, Deficiência intelectual

Resumo

O estudo descreve a compreensão de conceitos sobre sexualidade por jovens com diagnóstico de deficiência intelectual, em aulas de orientação sexual. A análise de episódios selecionados a partir das transcrições das videogravações de cinco aulas (Corpo Humano, Beijo, Namoro, Coito e Camisinha/DST) permitiu evidenciar: apropriação e compreensão de conceitos, dificuldades parciais de compreensão e inibição. A análise das transcrições indicou que todos os alunos se mostraram atentos, executaram as tarefas propostas e responderam em conjunto às perguntas. Observou-se que os sinais de embaraço e valores expressados eram semelhantes aos dos jovens em geral, indicando apropriação de valores culturalmente estabelecidos. As evidências obtidas contrastam com as visões míticas em relação à sexualidade desses jovens e sugerem mais estudos sobre suas competências.

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Publicado

2010-07-30

Como Citar

Souza Morales, A., & Guarnieri Batista, C. (2010). Compreensão da Sexualidade por Jovens com Diagnóstico de Deficiência Intelectual. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 26(2), 235–244. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17796

Edição

Seção

Estudos Empíricos