Auto-Eficácia, Raciocínio Verbal e Desempenho Escolar em Estudantes

Auteurs-es

  • Mariana Bernardo de Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Adriana Benevides Soares Universidade Salgado de Oliveira

Mots-clés :

Auto-eficácia, Inteligência, Desempenho acadêmico

Résumé

Este estudo analisa a relação entre auto-eficácia, raciocínio verbal e desempenho acadêmico em estudantes. Foram avaliados 57 alunos da rede particular de ensino do sexto e do sétimo ano do ensino fundamental de escolas particulares da cidade do Rio de Janeiro, com faixa etária variando de 10 a 14 anos; 34 do sexo masculino e 23 do sexo feminino. Os instrumentos utilizados foram o Roteiro de Avaliação de Auto-eficácia, a prova de raciocínio verbal da BPR-5 e as notas das avaliações escolares de Português e Redação. Os resultados mostram que tanto a auto-eficácia quanto o raciocínio verbal predizem o desempenho dos alunos. A auto-eficácia demonstra-se tão importante quanto as demais variáveis para um bom desempenho escolar.

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Publié-e

2011-03-29

Comment citer

Bernardo de Oliveira, M., & Benevides Soares, A. (2011). Auto-Eficácia, Raciocínio Verbal e Desempenho Escolar em Estudantes. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 27(1), 33–39. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18256

Numéro

Rubrique

Estudos Empíricos