Literacia Pré-Escolar e Desempenho na Leitura na Instrução Primária

Auteurs-es

  • Patrícia Pinto Câmara Municipal de matosinhos
  • João João Arménio Lamego Lope Universidade do Minho

Mots-clés :

Psicologia da Educação, Literacia emergente, Leitura, Consciência fonológica, Velocidade de leitura

Résumé

A literacia pré-escolar tem recebido uma crescente atenção. Neste estudo, participaram 70 crianças que iniciaram o 1.º ano de escolaridade no ano letivo 2009/10 e que, na educação pré-escolar, frequentaram três instituições com abordagens diferenciadas de leitura e de escrita. O estudo inclui quatro medidas repetidas no tempo nas áreas da fonologia, reconhecimento de letras, palavras e velocidade de leitura. Os resultados sugerem que a abordagem específca à leitura na educação pré-escolar condiciona o desempenho da leitura na instrução primária. Contudo, essa influência parece ser atenuada com o tempo. Por outro lado, verifcou-se que sujeitos que receberam instrução direta de leitura em idade pré-escolar (mas não treino fonológico) obtêm resultados significativamente superiores em tarefas fonológicas aos de sujeitos que receberam treino fonológico prolongado (mas não de leitura).

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Publié-e

2017-05-28

Comment citer

Pinto, P., & João Arménio Lamego Lope, J. (2017). Literacia Pré-Escolar e Desempenho na Leitura na Instrução Primária. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(4). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17829

Numéro

Rubrique

Estudos Empíricos