Obediência infantil:

Conceituação, Medidas Comportamentais e Resultados de Pesquisas

Auteurs-es

  • Annie Catharine Wielewicki Bueno Universidade Estadual de Londrina
  • Bruna Colombo dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Cynthia Borges de Moura Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mots-clés :

Obediência, Instruções, Contexto familiar, Práticas educativas, Medidas de obediência

Résumé

A obediência infantil a instruções parentais é um tema amplamente abordado na literatura clínica comportamental. No entanto, há poucos estudos que quantifiquem níveis de obediência em crianças de idades específicas, dificultando o trabalho dos clínicos quanto ao estabelecimento de critérios para definir quais frequências de obediência são “normais” em relação a uma população específica. Este artigo discute as definições do termo obediência, algumas medidas que se mostraram úteis à mensuração desse comportamento, e alguns resultados de pesquisa que apresentam as frequências de obediência em crianças clínicas e não clínicas.

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Publié-e

2010-07-30

Comment citer

Wielewicki Bueno, A. C., Colombo dos Santos, B., & Borges de Moura, C. (2010). Obediência infantil:: Conceituação, Medidas Comportamentais e Resultados de Pesquisas. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 26(2), 203–216. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17812

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