Práxis Psicoterapêutica de Estagiários de Psicologia:

Análise do Relato e da Trama Narrativa

Auteurs-es

  • Luciane De Conti Universidade Federal de Pernambuco
  • Tânia Mara Sperb Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mots-clés :

Narrativa, Relato clínico, Formação em psicologia

Résumé

Este artigo apresenta uma proposta de análise narrativa das intervenções realizadas pelos estagiários de Psicologia em sua práxis psicoterapêutica. As fontes dos dados foram as transcrições das sessões de psicoterapia, conduzidas pelos estagiários com seus pacientes, associadas ao material discutido em supervisão acadêmica. A análise do texto transcrito, entendido nesse estudo como uma narrativa da prática, se deu em dois níveis: o do relato e o da trama narrativa. Os resultados explicitam os diferentes movimentos realizados pelos estagiários na tentativa de intervir em consonância com os pressupostos da psicoterapia de orientação analítica. Essas intervenções mostraram ser algumas vezes contraditórias, explicitando assim os equívocos e as vicissitudes constituintes do processo de formação do pensamento clínico.

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Publié-e

2010-07-30

Comment citer

De Conti, L., & Mara Sperb, T. (2010). Práxis Psicoterapêutica de Estagiários de Psicologia:: Análise do Relato e da Trama Narrativa. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 26(2), 305–314. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17801

Numéro

Rubrique

Estudos Empíricos

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