Atividades acadêmicas na rotina de crianças ribeirinhas participantes do Programa Bolsa Família
Mots-clés :
Desenvolvimento Humano, Atividades acadêmicas, Bolsa família, Crianças ribeirinhas, RotinaRésumé
Esta pesquisa objetivou classificar as atividades de ir para a escola, fazer o dever de casa e leitura na rotina de crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família, residentes de uma ilha na Amazônia. Os participantes foram 30 crianças: 16 do sexo feminino e 14 do sexo masculino. Foram utilizados os Inventários Sociodemográfico e o de Rotina. Os principais resultados mostram que, em dias de semana, a atividade de ir para a escola ocupa 16% de um dia, o dever de casa atinge 3%, não havendo dedicação à leitura fora do ambiente escolar. No fim de semana, as crianças não realizam dever de casa ou leituras. A participação dos pais na rotina dos filhos é restrita, ficando as crianças 44% do seu dia realizando tarefas de rotina sozinhas. Ações específicas de envolvimento e capacitação das famílias ribeirinhas são necessárias de forma que possam incluir mais atividades acadêmicas na rotina das crianças.
Téléchargements
Références
Bairrão, J. (1995). A Perspectiva ecológica em psicologia da educação. Psicologia, 10, 7-30.
Boruchovitch, E. (2001). Algumas estratégias de compreensão em leitura de alunos do ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, 5, 19-25.
Boyce, W. T., Jensen, E. W., James, S. A., & Peacock, J. L. (1983). The family routines inventory: Theoretical origins. Social Science and Medicine, 17, 193-200.
Bronfenbrenner, U. (1996). A ecologia do desenvolvimento humano: Experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas.
Bueno, B. G., & Garcia, T. F. (1996). Êxito escolar: As regras da interação na sala de aula. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 77, 263-281.
Cacciamali, M. C., Tatei, F., & Batista N. F. (2010). Impactos do programa bolsa família federal sobre o trabalho infantil e a frequência escolar. Revista de Economia Contemporânea, 14, 269-301.
Caixa Econômica Federal. (2011). Caixa - Bolsa Família. Retrieved from http://www.caixa.gov.br/voce/social/transferencia/bolsa_familia/index.asp.
Carvalho, M. E. P. (2004). Escola como extensão da família ou família como extensão da escola? O dever de casa e as relações família”“escola. Revista Brasileira de Educação, 25, 94-104.
Carvalho, M. E. P., & Burity, M. H. (2006). Dever de casa. Visões de mães e professoras. Olhar de Professor, 9, 31-46.
Cecconello, A. M., & Koller, S. H. (2003). Inserção ecológica na comunidade: Uma proposta metodológica para o estudo de famílias em situação de risco. Psicologia: Reflexão e Crítica, 16, 515-524.
Chechia, V. A., & Andrade, A. S. (2005). O desempenho escolar dos filhos na percepção de pais de alunos com sucesso e insucesso escolar. Estudos de Psicologia, 10, 431-440.
Cruz, V. C. (2008). O rio como espaço de referência identitária: reflexões sobre a identidade ribeirinha na Amazônia. In S. C. Trindade Júnior & M. G. C. Tavares (Eds.), Cidades Ribeirinhas na Amazônia - mudanças e permanências (pp. 611-616). Belém: EDUFPA.
Dell’Isola, R. L. P. (1991). Leitura: Inferências e contexto sociocultural. Belo Horizonte: Universitária.
Dembo, M. H. (2000). Motivation and learning strategies for college success: A self- management approach. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Dergan, J. M. B. (2006). História, memória e natureza: As comunidades da ilha do Combu-Belém-PA. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Pará, Belém.
Duarte, G. B., & Silveira Neto, R. M. (2008, Dezembro). Avaliando o impacto do programa Bolsa Família sobre a frequência escolar: O caso da agricultura familiar no nordeste do Brasil. Trabalho apresentado no Encontro Nacional da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia, Salvador.
Ferreira, N. V. T. (2010). Programa Bolsa Família: O velho com novas roupagens. Retrieved from http://web3.ufes.br/ppgps/sites/web3.ufes.br.ppgps/files/ Nildete%20Virginia%20Turra.pdf.
Fiese, B. H., Tomcho, T. J., Douglas, M., Josephs, K., Poltrock, S., & Baker, T. (2002). A review of 50 years of research on naturally occurring family routines and rituals: Cause for celebration? Journal of Family Psychology, 16, 381-390.
Fraxe, T. J. P., Witkoski, A. C., & Miguez, S. F. (2009). O ser da Amazônia: Identidade e invisibilidade. Ciência e Cultura, 61, 30-32.
Freire, A. S. C., Júnior, P. P. F., Vitorino, M. I., Jardim, M. A. G., & Sousa, A. M. L. (2010, Setembro). Avaliação dos índices de vegetação (NDMI e NDVI) para a ilha do Combu, Belém-PA, aplicando técnicas de sensoriamento remoto. Trabalho apresentado no XVI Congresso Brasileiro de Meteorologia, Belém.
Freitas, L. B. L., & Shelton, T. L. (2005). Atenção à primeira infância nos EUA e no Brasil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 21, 197-205.
Guidubaldi, J., Cleminshaw, H. K., Perry, J. D., Nastasi, B. K., & Lightel, J. (1986). The role of selected family environment factors in children’s post-divorce adjustment. Family Relations, 35, 141-151.
Harkness, S., & Super, C. M. (1996). Introduction. In S. Harkness & C. M. Super (Eds.), Parents’ cultural belief systems: Their origins, expressions and consequences (2nd ed., pp. 1-23). New York: The Guilford Press.
Harris, A. G. (2000). Life on the Amazon: The anthropology a Brazilian peasant village. New York: Oxford University Press/The British Academic.
Hutz, C. S., Koller, S. H., & Bandeira, D. R. (1996). Resiliência e vulnerabilidade em crianças em situação de risco. Coletâneas da ANPEPP, 1, 79-86.
Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas. (2008). Repercussões do Programa Bolsa Família na segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiadas. Retrieved from http://www.ibase.br/userimages/ibase_bf sintese_site.pdf.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2010). Censo Nacional - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Retrieved from http://censo2010.ibge.gov.br/resultados
Jensen, E. W., James, S. A., Boyce, W. T., & Hartnett, S. A. (1983). The family Routines Inventory: Development and validation. Social Science and Medicine, 17, 201-211.
Leite, S. A. S., & Tassoni, E. C. M. (2002). A afetividade em sala de aula: As condições de ensino e a mediação do professor. In R. Azzi, & A. Sadalla (Eds.), Psicologia e formação docente (pp. 113-141). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Lippitz, W., & Levering, B. (2002). And now you are getting a teacher with such a long name. Science, 18, 205-213.
Machado, A. V., & Machado, M. C. V. (2008). Escola que protege: Histórico jurídico de proteção da criança e do adolescente. In P. V. B. Silva, J. E. Lopes, & A. Carvalho (Eds.), Por uma escola que protege: A educação e o enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes (pp. 75-93). Ponta Grossa: UEPG.
Marques, R. (2001). Professores, família e projecto educativo. Porto: Asa Editores.
McLoyd, V. C., Toyokawa, T., & Kaplan, R. (2008). Work demands, work family confl ict, and child adjustment in African-American families: The mediating role of family routines. Journal of Family Issues, 29, 1247”“1267.
Meirelles, J. Filho. (2004). O livro de ouro da Amazônia: Mitos e verdades sobre a região mais cobiçada do Planeta. Rio de Janeiro: Ediouro.
Mendes, L. S. A. (2008). A escola enquanto contexto de desenvolvimento: um estudo ecológico em uma comunidade ribeirinha na ilha do Marajó. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Pará, Belém.
Mendes, L. S. A., Pontes, F. A. R., Silva, S. S. C., Bucher-Maluschke, J. S. N. F., Reis, D. C., & Baía-Silva, S. D. (2008). Inserção ecológica no contexto de uma comunidade ribeirinha amazônica. Revista Interamericana de Psicologia, 42, 1-10.
Mendes, L. S. A., Ramos, T. S., Pontes, F. A. R., Reis, D. C., Silva, S. S. C. & Silva, S. D. B. (2008). A prática docente em uma escola ribeirinha na ilha do Marajó: Um estudo preliminar em contexto naturalístico, Educação, 31, 80-87.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. (2010). Programa Bolsa Família. Retrieved from http://www4.planalto.gov.br/consea/documentos/ transferencia-de-renda/programa-bolsa-familia-apresentacao-mds
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. (2005). Ranking do IDH dos estados. Retrieved from http://www.pnud.org.br/pobreza_desigualdade/ reportagens/index.php?id01=3039&lay=pde
Prefeitura Municipal de Belém. (2001). Projeto Família Saudável. Belém: Autor.
Reis, D. C. (2007). Cultura da brincadeira em uma comunidade ribeirinha na ilha do Marajó. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Pará, Belém.
Ribeiro, M. O. A., & Fabré, N. N. (2003). S.A.S - Sistemas Abertos Sustentáveis: Uma alternativa de gestão ambiental na Amazônia. Manaus: Edua.
Ribeiro-Souza, M. J. R. (2007). Mulher ribeirinha: Educação e família. Retrieved from http://www.itaporanga.net/genero/1/GT14/06.pdf
Scherer, E. F. (2004, Setembro). Mosaico terra-água: A vulnerabilidade social ribeirinha na Amazônia. Trabalho apresentado no VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, Coimbra, Portugal.
Silva, S. S. C. (2006). Estrutura e dinâmica das relações familiares de uma comunidade ribeirinha da região amazônica. Tese de Doutorado, Universidade de Brasília, Brasília.
Silva, S. D. B., Monteiro, E. F., Pontes, F. A. R., Magalhães, C. M. C., & Silva, S. S. C. (no prelo). Brincadeiras de rua em Belém-PA: Uma análise de gênero e idade. Psicologia: Teoria e Prática.
Silva, S. S. C., Pontes, F. A. R., Santos, T. M., Bucher-Maluschke, J., Mendes, L.S.A., Reis, D. C. & Silva, S. D. B. (2010). Rotinas familiares de ribeirinhos amazônicos: Uma possibilidade de investigação. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 26, 341-350.
Soares, F. V., Ribas, R. P., & Osório, R. G. (2007). Avaliando o impacto do Programa Bolsa Família: Uma comparação com programas de transferência condicionada de renda de outros países. Brasília: MDS. Retrieved from http://www.ipc-undp.org/pub/port/IPCEvaluationNote1.pdf
Souza, P. B. M. (2009). Configuração do mesossistema entre professores e pais de alunos com deficiência. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Pará, Belém.
Taylor, R. D., & Lopez, E. (2005). Family management practice, school achievement, and problem behavior in African American adolescents: Mediating processes. Applied Developmental Psychology, 26, 39-49.
Teixeira, S. R. S., & Alves, J. M. O. (2008). Contexto das brincadeiras das crianças ribeirinhas da ilha do Combu. Psicologia: Reflexão e Crítica, 21, 374-382.
Vicentelli, H. (2000). Problemática de la lectura en estudiantes universitários. Psicologia Escolar e Educacional, 3, 195-202.