Conhecendo o processo de inclusão escolar em Porto Velho - RO

Auteurs-es

  • Iracema Neno Cecilio Tada Universidade Federal de Rondônia
  • Vanessa Aparecida Alves de Lima Universidade Federal de Rondônia
  • Tânia Gonçalves Melo Universidade Federal de Rondônia
  • Dagmara Yuki Vieira Tomotani Universidade Federal de Rondônia

Mots-clés :

Psicologia Escolar; Inclusão escolar, Inclusão escolar, Aluno com deficiência, Acessibilidade

Résumé

A pesquisa objetivou conhecer o processo de inclusão escolar em 22 escolas da rede pública e privada de Porto Velho/RO, realizando levantamento estatístico sobre o número de alunos com deficiência matriculados, idade, tipo de deficiência mais freqüente, estrutura física das escolas e modalidade de ensino oferecida. Para coleta de dados utilizou-se o diário de campo e a análise documental. Há 104 alunos com deficiência matriculados no ensino comum, com faixa etária de 5 a 25 anos, sendo os diagnósticos mais comuns de deficiência intelectual e transtorno invasivo do desenvolvimento. Verificou-se que a matrícula dos alunos surdos em salas regulares tem baixa incidência. Os dados indicam que pais e escolas buscam matricular a pessoa com deficiência nas escolas regulares.

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Publié-e

2012-04-03

Comment citer

Tada, I. N. C., Lima, V. A. A. de, Melo, T. G., & Tomotani, D. Y. V. (2012). Conhecendo o processo de inclusão escolar em Porto Velho - RO. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 28(1), 65–69. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17553

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