A Produção Científica Brasileira sobre Autismo na Psicologia e na Educação

Autores

  • Nelzira Prestes da Silva Guedes Universidade Federal de Rondônia
  • Iracema Neno Cecilio Tada Universidade Federal de Rondônia

Palavras-chave:

Autismo, Revisão de literatura, Psicologia, Educação

Resumo

O autismo, embora tenha recebido destaque na literatura científica atual, ainda demonstra lacunas a serem investigadas. O presente artigo refere-se a uma revisão da literatura científica brasileira sobre o autismo nos campos da Psicologia e da Educação, com o intuído de identificar o atual cenário da produção científica sobre esta temática. Para tanto, foi realizado um levantamento de artigos científicos publicados em periódicos brasileiros no período de 2007 a 2012. Foram recuperados 156 artigos, cujos resumos foram analisados e categorizados. Identificou-se que, em todas as categorias, esteve presente a sistematização das características do autismo e a elaboração de intervenções em prol da diminuição dos sintomas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

American Psychiatric Association. (2013). DSM-5 Autism Spectrum
Disorder Fact Sheet. American Psychiatric Publishing.
Recuperado em 5 de dezembro de 2013, de http://www.
dsm5.org/Documents/Autism%20Spectrum%20Disorder%20
Fact%20Sheet.pdf.
Assumpção. F., Jr., & Kuczynski, E. (2011). Psicofarmacoterapia
nos transtornos globais do desenvolvimento. In J. Schwartzman
& C. Araújo (Eds.), Transtornos do Espectro do Autismo (pp.
215-226). São Paulo: Memmon.
Bettelheim, B. (1987). A fortaleza vazia. São Paulo: Martins Fontes.
Bolton, P., Griffiths, P., & Pickles, A. (2002). Neuro-epileptic
determinants of autism spectrum disorders in tuberous sclerosis
complex. Brain, 125(6), 1247-1255.
Bragin, J. (2011). Antecedente da educação de autistas no Brasil:
teorias políticas e suas influências nas práticas pedagógicas
em centros de atendimento educacional especializado.
Revista Digital Fermentario, 5, 1-22. Retrievedfromhttp://
www.fermentario.fhuce.edu.uy/index.php/fermentario/article/
view/60/17.
Brasil (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.
Brasília, DF: Senado.
Brasil (1990). Estatuto da criança e do adolescente. Brasil:
Presidência da República, 1990. Retrievedfromhttp://www.
planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm.
Brasil. (2001). Diretrizes nacionais para a educação especial na
educação básica. MEC/SEESP. Retrievedfromhttp://portal.
mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/diretrizes.pdf,
Brasil (2008). Política nacional de Educação Especial na
perspectiva da Educação Inclusiva.Brasília: MEC/SEESP.
Retrievedfromhttp://peei.mec.gov.br/arquivos/politica_
nacional_educacao_especial.pdf.
Brentani, H., Paula, C., Bordini, D., Rolim, D., Sato., F., Portolese,
J., Pacífico, M., & McCracken, J. (2013). Autism spectrum
disorders: an overview on diagnosis and treatment. Revista
Brasileira de Psiquiatria, 35, 62-72.
Campário, I.,& Pinto, J. (2011). Devastação e autismo. Estudos de
Psicanálise, 36, 93-102.
Center for Disease Control and Prevention. (2013). Changes in
prevalence of parent-reported autism spectrum disorder in
school-aged U.S. children: 2007 to 2011-2012. National Health
Statistics Reports, 65.
Cunha, E. (2011). Autismo e Inclusão: psicopedagogia e práticas
educativas na escola e na família (3ª ed.). Rio de Janeiro:
Wak Ed.
Ferreira, E. (2008). Prevalência de autismo em Santa Catarina:
uma visão epidemiológica contribuindo para a inclusão social.
(Unpublished master´sthesis). Universidade Federal de Santa
Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
Gadia, C., Tuchman R., & Rotta, N. (2004). Autismo e doenças
invasivas de desenvolvimento. Jornal de Pediatria, 80
(supl. 2), 83-94. Retrievedfromhttp://www.scielo.br/scielo.
php?pid=S0021-75572004000300011&script=sci_arttext.
Hall, M., Nicholson, S., & Adilof, N. (2006). Does television cause
autism? National Bureau of Economic Research Working Paper
Series, 12632, 1-47.
Kanner, L. (1943). Autistic disturbance of affective contact. Nervous
Child, 2, 217-250.
Klin, A. (2006). Autismo e síndrome de Asperger: uma visão
geral. Revista Brasileira de Psiquiatria, 28(1), 3-11.
Retrievedfromhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_
arttext&pid=S1516-44462006000500002&lng=en&nrm=is
o&tlng=pt.
Kooten, I. van., Palmen, S. Cappeln, P. von., Steinbusch, H., Koor,
H., Heinsen, H., Hof, P., Engeland, H. van & Schmitz, C.
(2008). Neurons in the fusiform gyrus are fewer and smaller
in autism. Brain, 131(4), 987-99.
Leon, V. & Osório, L. V. C. (2011). O método TEACCH. In J.
Schwartzman & C. Araújo (Eds.), Transtornos do Espectro
do Autismo (pp. 263-277). São Paulo: Memmon.
Mecca, T., Bravo, R., Velloso, R., Schwartzman, J., Brunoni, D.,&
Teixeira, M. (2011). Rastreamento de sinais e sintomas de
transtornos do espectro do autismo em irmãos. Revista de
Psiquiatria do Rio Grande do Sul, 33(2), 116-120.
Meletti, S. (2006). Educação da pessoa com deficiência mental em
instituições de educação especial: da política à instituição
concreta. (Unpublished doctoral dissertation). Universidade
de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.
Organização das Nações Unidas (2003). Weekly epidemiological
Record, 78(4). Retrievedfromhttp://www.who.int/wer/2003/
en/wer7804.pdf.
Organização das Nações Unidas (2010, April 2). Greater awareness
and understanding of autism needed, says UN chief. UN News
Centre. Retrievedfromhttp://www.un.org/apps/news/story.
asp?NewsID=34272#.UgQq51c5fIU.
Organização Mundial de Saúde. (2013). Autism spectrum
disorders & other developmental disorders: from
raising awareness to building capacity. Meeting report,
Geneva. Retrievedfromhttp://apps.who.int/iris/bitstre
am/10665/103312/1/9789241506618_eng.pdf.
Orrú, S. (2012). Autismo, linguagem e educação: integração social
no cotidiano escolar (3a ed.). Rio de Janeiro: WAK Ed.
Rabello, S. (2004). Sobre crianças e autistas. Textura Revista de
Psicanálise, 4(4), 48-51.
Ribeiro, S. (2007). Prevalência dos transtornos invasivos do
desenvolvimento no município de Atibaia: um estudo piloto.
(Unpublished master´sthesis). Universidade Presbiteriana
Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil.
Sacks, O. (2006). Um antropólogo em Marte: sete histórias
paradoxais (Bernardo Carvalho, Trad.). São Paulo: Companhia
das Letras. (Trabalho original publicado em 1995)
Saviani, D. (2011). Pedagogia histórico-crítica: primeiras
aproximações (11a ed. rev.). Campinas: Autores Associados.
Schwartzman, J. (2011a). Transtornos do espectro do autismo:
conceitos e generalidades. In J. Schwartzman & C. Araújo
(Eds.),Transtornos do Espectro do Autismo (pp. 37-42). São
Paulo: Memmon.
Schwartzman, J. (2011b). Condições associadas aos Transtornos
do Espectro do Autismo. In J. Schwartzman & C. Araújo
(Eds.), Transtornos do Espectro do Autismo (pp. 123-143).
São Paulo: Memmon.
Schwartzman, J. (2011c). Terapias alternativas e controversas. In
J. Schwartzman & C. Araújo (Eds.), Transtornos do Espectro
do Autismo (pp. 255-262). São Paulo: Memmon.
Silva, A. (2012). Mundo singular: entenda o autismo. Rio de
Janeiro: Editora Objetiva.
Silva, M., & Mulick, J. (2006). Diagnosticando o transtorno autista:
aspectos fundamentais e considerações práticas. Psicologia:
Ciência e Profissão, 29(1), 116-131.
Tarelho, L., & Assumpção, F., Jr. (2007). A case of pervasive
devolopmental disorder with chromosomal translocation 1-4.
Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 65(1), 153-156.
The AutismSpeaks. (2012). What is autism? Retrievedfromhttp://
www.autismspeaks.org/what-autism.
Visani, P. & Rabello, S. (2012). Considerações sobre o diagnóstico
precoce na clínica do autismo e das psicoses infantis. Revista
Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, 15(2),
293-308.
Volk, H., Lurmann, F., Penfold, B., Hertz-Picciotto, I. & McConnell,
R. (2013). Traffic-Related Air Pollution, Particulate Matter, and
Autism. JAMA Psychiatry, 70(1), 71-77.
Vygotski, L. (1997). Obrasescogidas V: Fundamentos de
Defectología. Madrid: Visor.
Vygotski, L. (2000). Obrasescogidas III: Problemas del desarrollo
de la psique (2a ed.). Madrid: Visor.
Wang, K., Zhang, H., Ma, D., Bucan, M., Glessner, J., Abrahams,
B., … …Hakonarson, H. (2009). Common genetic variants
on 5p14.1 associate with autismspectrum disorders. Nature,
459(7246), 1-10.

Downloads

Publicado

2015-11-17

Como Citar

Guedes, N. P. da S., & Tada, I. N. C. (2015). A Produção Científica Brasileira sobre Autismo na Psicologia e na Educação. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 31(3), 303–309. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18597

Edição

Seção

Revisão da Literatura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)