AQUISIÇÃO DE LEITURA APÓS HISTÓRIA DE FRACASSO ESCOLAR:
EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS E GENERALIZAÇÃO
Résumé
Seis crianças com história de fracasso escolar participaram de um programa de ensino de discriminações condicionais onde os modelos eram palavras faladas e os estímulos de comparação eram palavras impressas (compostas apenas por sílabas simples). Novas discriminações eram ensinadas por "exclusão": uma palavra impressa nova era apresentada juntamente com uma da linha de base, e a palavra nova era ditada como modelo. Testes eram conduzidos para verificar se as crianças desenvolviam, sem ser diretamente ensinadas, os repertórios de: a) relacionar as palavras impressas com os desenhos correspondentes (o que indicaria a formação de classes de estímulos equivalentes envolvendo palavras impressas, palavras ditadas e desenhos); b) ler oralmente as palavras ensinadas; e c) ler oralmente novas palavras envolvendo recombinação das sílabas das palavras ensinadas (generalização de leitura). Quatro sujeitos aprenderam a ler as palavras ensinadas e a relacioná-las aos desenhos respectivos, e ao longo do programa desenvolveram a generalização de leitura. Dois sujeitos não chegaram a completar o programa: eles aprenderam a leitura das palavras ensinadas por exclusão, mas estas respostas foram mantidas apenas parcialmente, e não ocorreu generalização. Os resultados mostram que a aprendizagem de relações entre palavras ditadas e palavras impressas pode produzir a leitura com compreensão; o desenvolvimento da leitura generalizada pode
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Références
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