AQUISIÇÃO DE LEITURA APÓS HISTÓRIA DE FRACASSO ESCOLAR:

EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS E GENERALIZAÇÃO

Autores/as

  • Julio Rose
  • Deisy G. de Souza
  • Ana Lúcia Rossito
  • Tânia M. S. de Rose

Resumen

Seis crianças com história de fracasso escolar participaram de um programa de ensino de discriminações condicionais onde os mo­delos eram palavras faladas e os estímulos de comparação eram pala­vras impressas (compostas apenas por sílabas simples). Novas discri­minações eram ensinadas por "exclusão": uma palavra impressa nova era apresentada juntamente com uma da linha de base, e a palavra nova era ditada como modelo. Testes eram conduzidos para verificar se as crian­ças desenvolviam, sem ser diretamente ensinadas, os repertórios de: a) relacionar as palavras impressas com os desenhos correspondentes (o que indicaria a formação de classes de estímulos equivalentes envol­vendo palavras impressas, palavras ditadas e desenhos); b) ler oral­mente as palavras ensinadas; e c) ler oralmente novas palavras envolven­do recombinação das sílabas das palavras ensinadas (generalização de leitura). Quatro sujeitos aprenderam a ler as palavras ensinadas e a rela­cioná-las aos desenhos respectivos, e ao longo do programa desenvolve­ram a generalização de leitura. Dois sujeitos não chegaram a completar o programa: eles aprenderam a leitura das palavras ensinadas por exclu­são, mas estas respostas foram mantidas apenas parcialmente, e não ocorreu generalização. Os resultados mostram que a aprendizagem de relações entre palavras ditadas e palavras impressas pode produzir a leitura com compreensão; o desenvolvimento da leitura generalizada pode

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Publicado

2012-08-14

Cómo citar

Rose, J., Souza, D. G. de, Rossito, A. L., & Rose, T. M. S. de. (2012). AQUISIÇÃO DE LEITURA APÓS HISTÓRIA DE FRACASSO ESCOLAR:: EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS E GENERALIZAÇÃO. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 5(3), 325–346. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17078