MENSURAÇAO DA UTILIDADE DOS MEIOS DE TRANSPORTES:
UMA ABORDAGEM PSICOFISICA
Résumé
O objetivo deste trabalho é propor uma expressão matemática que possa traduzir, em termos de índices cardinais, as utilidades relativas dos meios de locomoção. Discorremos sobre necessidades e desejos, tendência do homem de afastar-se do sofrimento e de buscar o bem-estar, e também sobre a utilidade que o homem vê nas coisas capazes de aliviar essa ansiedade. No caso específico de transporte de pessoas, na situação onde a viagem é vista como uma atividade intermediária, sugerimos que a utilidade intrínseca dos meios de locomoção seja fundamentada no princípio de que todos nós, independente da nossa situação sócio-econômica, procuramos abreviar o tempo e o esforço físico dispendidos na transposição da distância que separa o destino da origem. Propomos então que a utilidade relativa de um meio de transporte seja estimada em função destas variáveis. Na literatura de psicofísica e ergonomia buscamos a maneira como usualmente são quantificadas as sensações eliciadas por um conjunto de estímulos físicos ou sócio-econômi-cos. Concluímos que o índice de utilidade de um modo de transporte de passageiros pode ser obtido mediante uso de função multiplicativa cujos fatores são potências dos seguintes estímulos físicos: distância em linha reta entre a origem e o destino da viagem, duração da mesma, e energia média consumida por unidade de tempo.
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