RENDIMENTO ACADÊMICO EM TAREFAS DE REALIZAÇÃO MÁXIMA E VARIÁVEIS PSICOSSOCIAIS

Auteurs-es

  • Jose Augusto Coleta

Résumé

Este trabalho apresenta um estudo com 258 candidatos a in­gresso em uma Universidade Federal, correlacionando as notas obtidas nas provas de seleção com escores de sentimento de auto-estima, inter-nalidade do locus de controle, valor incentivo dos estudos, necessidade de realização e probabilidade subjetiva de alcançar sucesso nos exames, bem como comparando os escores médios de grupos de sujeitos com ní­veis mais altos e mais baixos de internalidade total, sentimento de auto-estima, necessidade de realização e valor incentivo dos estudos. Os re­sultados demonstraram que o desempenho em uma tarefa acadêmica de realização máxima está positiva e significativamente associado à interna­lidade total, valor incentivo dos estudos, ao motivo de realização e à pro­babilidade subjetiva de alcançar sucesso, com coeficiente de correlação múltipla significativo entre as variáveis estudadas e o escore nos exames vestibulares.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Carrasco, С & Salom de Bustamante, С (1986). Seleción de tareas por estudiantes
de alta o baja necessidad de logro. Mérida: Laboratório de Psicologia (ULA). Publicatión
68.
Dela Coleta, J. A. (1980). Atribuição de causalidade em presos, cegos e amputados:
aceitação e luta contra o infortúnio. Tese de Doutorado. Fundação Getúlio Vargas:
Rio de Janeiro.
Dela Coleta, J. A. (1982). Atribuição de causalidade: teoria e pesquisa. Rio de Janeiro,
Editora da Fundação Getúlio Vargas, 153 páginas.
Dela Coleta, M. F. (1987). Escala multidimensional de locus de controle de Levenson.
Arquivos Brasileiros de Psicologia, 39(2), 79-97.
Franklin, R. D. (1963). Youth's expectancies about internal versus external control of
reinforcement related to N variables. Dissertation Abstracts, 24:1.684.
Higuera de Chacon, M. Y. & Sabm de Bustamante (1985). Necesidad de logro, valor
incentivo de los estudios у rendimento acadêmico. XX Congresso Interamericano
de Psicologia: Caracas.
Levenson, H. (1981). Differentiating among intemality, powerful others, and chance.
Em Herbert M. Lefcourt (Org.). Research with the locus of control construct (Vol.
1, Assessment Methods). New York: Academic Press.
Mehrabian, A. (1968). A male and female scales of the tendency to achieve. Educational
and Psychological Measurement, 28, 493-502.
Mehrabian, A. (1969). A measure of achieving tendency. Educational and Psychological
Measurement, 29, 445-451.
Pico de Rosales, N. & Salom de Bustamante, С (1985). Necesidad de logro, auto-estima,
rendimento académico. XX Congresso Interamericano de Psicologia: Caracas.
Rodrigues, A. (1986). Atribuciones sobre êxito у fracaso en Brasil. / Encuentro Venezolano
Sobre Motivación, 2, 116-130.
Romero-Garcia, O. (1978). Locus of control and academic achievement: effects of an
intervention program (Doctoral Dissertation, University of Kansas). Dissertation
Abstracts International, 7, 782-825.
Romero-Garcia, O. (1980). Locus de control, inteligência, estatus socioeconómico у
rendimiento acadêmico. Mérida. Laboratório de Psicologia (ULA), Publicacion nQ
10.
Romero-Garcia, O. (1985). Motivacion у rendimiento acadêmico: reportes de investigacior).
Mérida: Ediciones Logro.
Romero-Garcia, O. (1983). Internalidad como motivación, valor incentivo de los estúdios
у execución intelectual esperada. Mérida: Laboratório de Psicologia (ULA),
Publicación n° 34.
Romero-Garcia, O. & Salom de Bustamante, С (1982). Valor incentivo de los estúdios:
conceptualización у medición. Mérida: Laboratório de Psicologia (ULA), Publicación
n9 28.
Romero-Garcia, O. & Perez de Maldonado, I. (1983). Efectos de la internalidad del
estudiante у del professor sobre el rendimiento academico del estudiante. Mérida:
Laboratório de Psicologia (ULA), Publicación n° 41.
Romero-Garcia, O. (1986). Investigador) Motivacional en el laboratório de psicologia
de la Universidad de los Andes (Venezuela). I° Simpósio Nacional sobre as Características
Psicossociais do Brasileiro. Rio de Janeiro.
Salom de Bustamante, С (1981). Necessidad de logro, locus de controle у rendimiento
acadêmico. Mérida: Laboratório de Psicologia (ULA), Publicación ° 19.
Salom de Bustamante, С (1981). Dos medidas de necessidad de logro: una c'omparación.
Mérida: Laboratório de Psicologia (ULA), Publicación n° 25.
Salom de Bustamante, С & Sanchez В. А. N. (1983). Necessidad de logro, persistencia
en la tarea у rendimiento acadêmico. Mérida: Laboratório de Psicologia (ULA).
Vasquez, E. & Salon de Bustamante, С (1986). Necessidad de logro, hábitos de estudio
у rendimiento academico. Primer Encuentro Venezolano sobre Motivación.
Mérida, Venezuela.

Téléchargements

Publié-e

2012-08-09

Comment citer

Coleta, J. A. (2012). RENDIMENTO ACADÊMICO EM TAREFAS DE REALIZAÇÃO MÁXIMA E VARIÁVEIS PSICOSSOCIAIS. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 5(2), 177–189. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17067

Numéro

Rubrique

Estudos Empíricos