Desenvolvimento De Uma Escala Para Medir O Nível De Satisfação Do Adolescente Em Sua Família

Auteurs-es

  • Jussará Gonçalves Lummerts Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Angela M. B. Biaggio

Résumé

RESUMO - O presente artigo relata o trabalho de elaboração de um instrumento para medir o nível de satisfação do adolescente com sua família. A fundamentação teórica aponta para quatro indicadores da satisfação com a família: relações entre os pais, relações entre os pais e filhos, nível sócio-cultural e relacionamento com irmãos. Numa etapa inicial, 200 adolescentes de 14 a 17 anos, alunos do 1.° ano do 2° grau, listaram comportamentos de suas famílias, referentes a esses indicadores. Os comportamentos mais freqüentes foram transformados em itens de uma primeira versão de escala, com 94 itens. A consistência interna foi de 0,96 (alfa) e as correlações item-escore total variaram de 0,18 a 0,71. A forma final da escala constou dos 64 itens com maior índice de fidedignidade (variando de 0,33 a 0,71, com média 0,51). O valor de alfa para a escala total foi de 0,96. A validade de critério foi obtida, correlacionando-se escores na escala com as avaliações que dois psicólogos fizeram de redações sobre "Minha família". A correlação foi de 0,46 (p < 0,01), o que, se não é muito alto em termos de valor absoluto, é estatisticamente significante. Os dados de fidedignidade resumidos acima são bastante satisfatórios. Pode-se concluir que se obteve um instrumento adequado para a finalidade e que pode ser útil na escola e na prática clínica

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

AVANZINI, R. (1972). O Insucesso Escolar. Lisboa, Editorial Portico.
GRINDER, R. (1976). A Adolescência. México, Editorial Lamusa.
LIDDLE, G.P. & ROCKWELL, R. (1964). The role of parents and family life. Washington.
Journal of Negro Education. 33:311-317.
SCHARROCK, G. (1968). Relations between home and school. Washington.
EducationalResearch. 10:185-196.
SHAW, M.C. (1964). Note on parental attitudes towards independence training and
the academic achievement of their children. Journal of Educational Psychology.
Washington, 55: 371-374.
RANKIN, P.T. Jr. (1967). The relationship between parent behavior and achievement
of inner city elementary school children. New York. Artigo apresentado na reunião
da Associação Americana de Pesquisa Educacional.
EDWARDS, N.P. & TYLER, L.E. (1970). Intelligence, creativity and achievement in
non selective public junior high school. Journal of Educational Psychology.
Washington, 56: 96-99.
MORROW, W.R. & WILSON, R.C. (1961). Family relations of light achieving and
under-achieving high school boys. Child Development, Chicago, 32: 501-510.
VALDIVIESO, L. B. (1979). Relacion entre desercion у repetencia escolar en
alumnos de educación basica. En estúdios investigacionales sobre educación.
Anales de la Escuela. Educación. Santiago, 1: 147-161.

Téléchargements

Publié-e

2012-07-11

Comment citer

Gonçalves Lummerts, J., & M. B. Biaggio, A. (2012). Desenvolvimento De Uma Escala Para Medir O Nível De Satisfação Do Adolescente Em Sua Família. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 3(2), 124–137. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/17017