Discussões De Julgamento Moral -
Idiossincrasias Do Caso Brasileiro
Resumo
RESUMO - Este trabalho descreve uma série de estudos nos quais a técnica de discussão de grupo de Kohlberg e Blatt foi utilizada, com o objetivo de aumentar o nível de maturidade de julgamento moral. Os sujeitos do Estudo 1 foram 31 alunos de oitava série, de ambos os sexos, que revelaram ganhos significativos de pré para pós-teste. O Estudo 2 teve como sujeitos estudantes de Pedagogia, que também apresentaram ganhos.
Os resultados mais interessantes foram acidentais. Os adolescentes brasileiros geralmente não aceitam bem ter de discutir dilemas trazidos pelo pesquisador ou pelo coordenador das discussões de grupo. Foi feita uma tentativa de elaboração de dilemas com um grupo de adolescentes e com estudantes de mestrado, depois de participarem das discussões (no caso dos adolescentes) e depois de conhecer a teoria e o instrumento de Kohlberg (no caso dos estudantes de mestrado). Três desses dilemas são reproduzidos, para finalidades ilustrativas.
A relutância em aceitar dilemas prontos e discutida a luz de resultados anteriores que revelam baixa incidência de pensamento tipo estágio 4 (lei e ordem) entre os jovens brasileiros, e à luz da atual conjuntura política e educacional. A necessidade de adaptação da técnica de discussão e outras técnicas análogas é enfatizada.
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