Ainda Sobre Metodologias, Estágios E Analogias:
Uma Resposta A Macedo
Résumé
RESUMO - Este artigo constitui uma resposta aos comentários de Macedo (1985) a respeito de meu artigo anterior, intitulado "Em defesa da experimentação: recorrendo a Piaget..." (Biaggio, 1985). Pontos de vista comuns são mencionados e respostas à s objeções são apresentadas, enfatizando-se que uma relação de analogia não é uma relação de igualdade, que os métodos não são arbitrários e podem variar em grau de precisão ou validade. A possibilidade de métodos que sejam mais avançados que o experimental é discutida à luz de pesquisas sobre estágios pós-formais de desenvolvimento cognitivo.
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Références
artifact. Journal ofApplied Psychology, 69, 334-345.
ADAIR, J. G. (1985). Laboratory experimentation: The fragility of a powerful
method. Trabalho apresentado no simpósio "Problemas no uso do método
experimental", no Congresso Interamericano de Psicologia, Caracas, Venezuela,
julho de 1985.
BIAGGIO, A. M. B. (1985). Em defesa da experimentação: Recorrendo a Piaget...
Psicologia: Teoria e Pesquisa, 1, 123-133.
COMMONS, M. L, RICHARDS, F. A., & KUHN, D. (1982). Systematic and metasystematic
reasoning: a case for levels of reasoning beyond Piaget's stage of
formal operations. Child Development 53, 1058-1069.
MACEDO, L de (1985). Períodos de desenvolvimento da criança segundo Piaget e
métodos de pesquisa em psicologia são comparáveis? Psicologia: Teoria e
Pesquisa, 1, 134-139.