Efeitos da Apresentação e Retirada de Reforçadores sobre a Correspondência Verbal
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102.3772e3425Palabras clave:
Comportamento verbal, Correspondência fazer-dizer, Reforçamento positivo e punição negativa, Acurácia do autorrelato, Ganho e perda de reforçadoresResumen
A presente pesquisa teve por objetivo investigar o efeito da apresentação e da retirada de reforçadores sobre a correspondência verbal. Oito crianças brincaram individualmente e, em seguida, relataram com quais brinquedos haviam brincado. Após linha de base, os relatos de “não brincar”, feitos ora individualmente, ora em grupo, foram punidos (perda de fichas permutáveis por brinquedos). Em seguida, os participantes foram divididos em dois grupos, que passaram por um de dois procedimentos: (1) punição negativa de relatos não correspondentes; ou (2) reforçamento positivo de relatos correspondentes. A punição negativa somente de relatos de "não brincar" produziu um aumento no número de relatos não correspondentes de brincar para quatro crianças e, posteriormente, dificultou o restabelecimento da correspondência, seja sob uma punição negativa, seja sob reforçamento positivo.
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