Effects of Presenting and Removing Reinforcers on Verbal Correspondence

Authors

  • Cainã Teixeira Gomes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Centro Paradigma de Ciências do Comportamento
  • Denise Tomie Kawakami Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Eliza Mazzilli Pereira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Adriana Piñeiro Fidalgo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Centro Paradigma de Ciências do Comportamento

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3425

Keywords:

Verbal behavior, Do-say correspondence, Positive reinforcement and negative punishment, Self-report accuracy, Gain and loss of reinforcers

Abstract

The present study aimed to investigate the effect of presentation and withdrawal of reinforcers on verbal correspondence. Eight children individually played with toys, and then reported with what toys they had played. After baseline, reports of "no play", sometimes made individually, sometimes in groups, were punished (loss of tokens exchangeable for toys). Next, the participants were divided into two groups, whose participants underwent one of two procedures: (1) negative punishment of not corresponding reports; or (2) positive reinforcement of corresponding reports. The negative punishment of reports of "no play" produced an increase in the number of non-correspondent "play" reports for four children, and subsequently hindered the recovery of correspondence, either by negative punishment or by positive reinforcement.

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Author Biographies

Cainã Teixeira Gomes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Centro Paradigma de Ciências do Comportamento

Atualmente cursa o quinto ano de Psicologia na PUC-SP. É aluno e pesquisador do Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento. Tem experiência na área de Análise do Comportamento, com ênfase com Comportamento Verbal e Comportamento Governado por Regra. Atualmente é coordenador da Comissão de História de Análise do Comportamento da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) na gestão 2015-2016.

Denise Tomie Kawakami, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Atualmente cursa o quinto ano de Psicologia da PUC-SP. Tem experiência em educação e saúde mental, com ênfase em análise institucional.

Maria Eliza Mazzilli Pereira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1974) , mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) . Atualmente é Professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Revisor de periódico da Perspectivas em Análise do Comportamento. Atualmente é coordenadora do Programa de Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da PUC-SP. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia Experimental. Atuando principalmente nos seguintes temas: Skinner, Bakhtin, Linguagem, Comportamento verbal, discurso.

Adriana Piñeiro Fidalgo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Centro Paradigma de Ciências do Comportamento

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; mestre pelo Programa de Estudos Pós Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da PUC-SP e especialista em Terapia Analítico Comportamental pelo Centro Paradigma de Ciências do Comportamento. Atualmente cursa doutorado no Programa de Estudos Pós Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da PUC-SP. É docente do curso de especialização em clínica analítico-comportamental do Núcleo Paradigma. Atua principalmente no seguintes temas: Comportamento verbal, comportamento verbalmente governado, terapia analítico-comportamental.

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Published

2019-02-24

How to Cite

Gomes, C. T., Kawakami, D. T., Pereira, M. E. M., & Piñeiro Fidalgo, A. (2019). Effects of Presenting and Removing Reinforcers on Verbal Correspondence. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3425

Issue

Section

Estudos Empíricos

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