Vivências, Habilidades Sociais e Comportamentos Sociais de Universitários

Autores/as

  • Adriana Benevides Soares
  • Ana Maria Porto
  • Claudio Almeida Lima Universidade Salgado de Oliveira
  • Clystine Gomes
  • Denise Amorim Rodrigues
  • Reivani Zanoteli Universidade Veiga de Almeida
  • Zeimara Almeida Santos
  • Alexandra Fernandes
  • Humberto Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e34311

Palabras clave:

Habilidades sociais, Comportamentos sociais acadêmicos, Universitários, Ensino superior, Adaptação acadêmica

Resumen

Pode-se supor que a adaptação ao contexto universitário requeira tanto habilidades de relacionamento como comportamentos acadêmicos adequados. Este estudo destinou-se a identificar as relações entre Habilidades Sociais, Vivências Acadêmicas e Comportamentos Sociais Acadêmicos em estudantes. Participaram do estudo 289 estudantes universitários de instituições públicas e privadas, com idades variando entre 17 e 61 anos. Aplicou-se o Inventário de Habilidades Sociais (IHS), o Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r) e o Inventário de Comportamentos Sociais Acadêmicos (ICSA). Foi identificado que os alunos que apresentam comportamentos sociais acadêmicos desadaptativos também apresentam déficits em habilidades sociais dificultando sua adaptação acadêmica e que, habilidades socialmente aceitáveis estão associadas não só a varáveis pessoais, mas também às curriculares e institucionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudio Almeida Lima, Universidade Salgado de Oliveira

Estudos na área de Psicologia social com foco na educção, habildiades sociais, vivencias academicas e comportamentos sociais academicos.

Publicado

2019-02-20

Cómo citar

Soares, A. B., Porto, A. M., Lima, C. A., Gomes, C., Rodrigues, D. A., Zanoteli, R., … Medeiros, H. (2019). Vivências, Habilidades Sociais e Comportamentos Sociais de Universitários. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. https://doi.org/10.1590/0102.3772e34311

Número

Sección

Estudos Empíricos