Indicadores Críticos para Avaliação de Habilidades Sociais Educativas em Situações Interpessoais Difíceis
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102.3772e37303%20%20%20Palavras-chave:
Habilidades sociais educativas, Treinamento de habilidades sociais, Professores do ensino fundamentalResumo
No processo ensino-aprendizagem, a sala de aula é afetada por conflitos interpessoais. Isso exige que o professor lide com situações difíceis durante grande parte do tempo de aula. Este estudo visou construir indicadores de criticidade associando o grau de desconforto emocional, a frequência e a probabilidade de ocorrência de habilidades sociais educativas diante de situações interpessoais consideradas difíceis em sala de aula. Participaram 200 professores do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. O inventário contou com 19 itens. Foram encontradas sete situações pouco críticas, oito moderadas e quatro muito críticas. Esses resultados podem levar à discussão de como os professores lidam com essas situações e o quanto são capacitados a exercer sua profissão com competência social.
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