Memória Episódica e Idoso: Principais Alterações a partir de Diferentes Intervenções Cognitivas
DOI:
https://doi.org/10.1590/0102.3772e3637%20Palabras clave:
Memória episódica, Intervenção cognitiva, Idoso, Saúde do idoso, EnvelhecimentoResumen
O envelhecimento acarreta uma série de alterações cognitivas, incluindo a memória episódica, que pode ser potencializada a depender do estilo de vida do idoso e estimulada através de intervenções cognitivas. O objetivo desse estudo foi verificar se há diferenças relacionadas à memória episódica e ao humor em diferentes intervenções. Participaram do estudo 46 idosos, de ambos sexos, com idade média igual a 68,7 anos (Dp= ± 6,82). Foram divididos em dois grupos, sendo um estimulação (Stimullus = 21) e outro treino (MEMO = 25), e aplicados testes de medidas diagnósticas e de memória nos momentos pré e pós-intervenção. Foi observado que há diferença de memória episódica entre as intervenções e melhora no estado de humor, independentemente do tipo de intervenção.
Descargas
Citas
Almeida, O. P., & Almeida, S. A. (1999). Confiabilidade da Versão Brasileira da Escala de Depressão em Geriatria (GDS) [Reliability of the Brazilian Version of the Geriatric Depression Scale (GDS) Short Form]. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, 57(2B), 421-426. http://dx.doi.org/10.1590/S0004-282X1999000300013
Belleville, S., Hudon, C., Bjer, N., Brodeur, C., Gilbert, B., Grenier, S., Ouellet, M. C., Viscogliosi, C., & Gauthier, S. (2017). MEMO+: Efficacy, Durability and Effect of Cognitive Training and Psychosocial Intervention in Individuals with Mild Cognitive Impairment. Journal of the American Geriatrics Society, 66(4), 655-663. https://doi.org/10.1111/jgs.15192
Carvalho, F. C. R., Neri, A. L., & Yassuda, M. S. (2009). Treino de Memória Episódica com Ênfase em Categorização para Idosos sem Demência e Depressão [Episodic Memory Training with Emphasis on Categorization for Older Adults Without Dementia and Depression]. Psicologia: Reflexão e Crítica, 21(2), 317-323. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000200014
Chariglione, I. P. F., & Janczura, G. A. (2013). Contribuições de um Treino Cognitivo para a Memória de Idosos Institucionalizados [Contributions of a Cognitive Training for the Memory of Institutionalized Elderly]. Psico-USF, 18(1), 13-22. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-82712013000100003
Chariglione, I. P.F. (2014) Intervenções Cognitivas para o Aprimoramento da Memória em Idosos com Envelhecimento Cognitivo Normal [Cognitive Interventions for Improving Memory in Elderly People with Normal Cognitive Aging]. [Doctoral Dissertation, University of Brasilia]. University of Brasilia Repository https://repositorio.unb.br/handle/10482/16137
Cotta, M. F., Malloy-Diniz, L. F., Nicolato, R., Moares, E. N., Rocha, F. L., & de Paula, J. J. (2012). O Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey (RAVLT) no diagnóstico diferencial do envelhecimento cognitivo normal e patológico [The Rey Auditory-Verbal Learning Test (RAVLT) on the Differential Diagnosis of Normal and Pathological Aging]. Contextos clínicos, 5(1), 10-25. http://doi.org/10.4013/ctc.2012.51.02
Dias, M. S., & Lima, R. M. (2012). Estimulação Cognitiva por Meio de Atividade Física em Idosas: Examinando uma Proposta de Intervenção [Cognitive Stimulation Through Physical Activity in Older Women: Examining an Intervention Proposa]. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 15(2), 325-334. https://doi.org/10.1590/S1809-98232012000200015
Ellis, H. C., & Moore, B. A. (1999). Mood and Memory. In T. Dalgleish, & M; J. Power (Eds), Handbook of Cognition and Emotion (p. 191-210). John Wiley & Sons. https://doi.org/10.1002/0470013494.ch10
Gomes, A. S. A. (2019). Relação entre reserva cognitiva e funções executivas: estudo piloto numa amostra de idosos. [Master’s Thesis, Universidade Portucalense Infante D. Henrique]. Universidade Portucalense Repository. http://hdl.handle.net/11328/2618
Haynes, B. I., Kliegel, M., Zimprich, D., & Bunce, D. (2016). Intraindividual Reaction Time Variability Predicts Prospective Memory Failures in Older Adults. Aging, Neuropsychology, and Cognition, 25(1), 132-145. https://doi.org/10.1080/13825585.2016.1268674
Hallgren, J., Reynolds, C, Pedersen, N., Fransson, E.I., Finkel, D., & Dahl, A. K. (2018). Cognitive Trajectories in Relation to Hospitalization Among Older Swedish Adults. Archives of Gerontology and Geriatrics, 74, 9-14. https://doi.org/10.1016/j.archger.2017.09.002
Hamdan, A. C., & Bueno, O. F. A. (2005). Relações entre Controle Executivo e Memória Episódica Verbal no Comprometimento Cognitivo Leve e na Demência Tipo Alzheimer [Relationships Between Executive Control and Verbal Episodic Memory in the Mild Cognitive Impairment and the Alzheimer-Type Dementia]. Estudos de Psicologia, 10(1), 63-71. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-294X2005000100008
Hamdan, A. C., & Corrêa, P. H. (2009) Memória Episódica e Funções Executivas em Idosos com Sintomas Depressivos [Episodic Memory and Executive Functions on Olders with Depressed Symptoms]. Psico-UFPR, 40(1), 73-80.
Huo, L., Li, R., Wang, P., Zheng, Z., & Li, J. (2018). The Default Mode Network Supports Episodic Memory in Cognitively-Unimpaired Elderly Individuals: Different Contributions to Immediate Recall and Delayed Recall. Frontiers in aging neuroscience, 10(6), 2018. https://doi.org/10.3389/fnagi.2018.00006
Irigaray, T. Q., Gomes Filho, I., & Schneider, R. H. (2012). Efeitos de um Treino de Atenção, Memória e Funções Executivas na Cognição de Idosos Saudáveis [Effects of an Attention, Memory and Executive Functions Training on the Cognition of Healthy Elderly People]. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(1),188-202. https://doi.org/10.1590/S0102-79722012000100023
Malloy-Diniz, L. F., da Cruz, M. D. F., Torres, V. D. M. & Cosenza, R. M. (2000). O Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey: Normas para uma População Brasileira [The Rey Auditory-Verbal Learning Test: Norms for a Braziliam Sample]. Revista brasileira de neurologia, 3(36), 79-83.
Marh, J. B & Csibra, G. (2018) Why Do We Remember? The Communicative Function of Episodic Memory. Behavioral and Brain Sciences. http://doi.org/10.1017/S0140525X17000012
Morando, E. M. G., Schmitt, J. C., & Ferreira, M. E. C. (2018). Treino de Memória em Idosos Saudáveis: Uma Revisão da Literatura [Memory Training in Helathy Elderly People: A Literature Review]. International Journal of Developmental and Educational Psychology. Revista INFAD de Psicología., 4(1), 293-310.
Mowszowski, L., Batchelor, J. & Naismith, S. L. (2010). Early Intervention for Cognitive Decline: Can Cognitive Training Be Used as a Selective Prevention Technique? International Psychogeriatrics, 22(4), 537-548.
Olchik, M. R., Mattos, D., Maianeri, N.S., Farina, J., Oliveira, A., & Yassuda, M. S. (2012). Revisão: Efeitos do Treino de Memória em Idosos Normais e em Idosos com Comprometimento Cognitivo Leve [Review: Effects of Memory Training in Normal Elderly and Elderly with Mild Cognitive Impairment]. Temas em Psicologia, 20(1), 235-246.
Pergher, G. K., Grassi-Oliveira, R., Ávila, L. M., & Stein, L.M. (2006) Memory, Mood and Emotion. Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul, 28(1), 61-68. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-81082006000100008
Pinto, A. C. (2004). Diferenças de Sexo em Provas de Memória Operatória, Memória Episódica e Teste de Símbolos [Gender Differences in Operative Memory, Episodic Memory and Symbolic Tests Tasks]. Psicologia, Educação e Cultura, 8(1), 7-19.
Pike, K. E., Chong, M. S., Hume, C.H., Keech, B. J., Konjarski, M., Landolt, K. A., Leslie, B. E., Russo, A., Thai, C., Visten, J. S., & Kinsella, G. J. (2018). Providing Online Memory Interventions for Older Adults: A Critical Review and Recommendations for Development. The Australian Psychological Society. 1-10. https://doi.org/10.1111/ap.12339
Raymundo, T. M., Boligon, B., Canales, E.B., Nascimeto, M. X. C., & Bernardo, L. D. (2017). Treino Cognitivo para Idosos: Uma Estratégia Interventiva Utilizada pela Terapia Ocupacional [Cognitive Training for the Elderly: an Intervention Strategy Used by Occupational Therapy]. Revista Ocupación Humana, 17(2), 5-19. https://doi.org/10.25214/25907816.168
Santos, M., & Flores-Mendoza, C. (2017). Treino Cognitivo para Idosos: Uma Revisão Sistemática dos Estudos Nacionais [Cognitive Training for Elderly: A Systematic Review of Brazilian Research]. Psico-USF, 22(2), 337-349. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712017220212
Souza, V. L., Borges, M.F., Vitória, C. M. S., & Chiappetta, A. L. M. L. (2009). Perfil das Habilidades Cognitivas no Envelhecimento Normal [Profile of Cognitive Abilities in Normal Aging]. Revista CEFAC, 12(2), 186-192. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-18462009005000056
Sposito, G., Neri, A. L., & Yassuda, M. S. (2016). Atividades Avançadas de Vida Diária (AAVDs) e o Desempenho Cognitivo em Idosos Residentes na Comunidade: Dados do Estudo FIBRA Polo UNICAMP [Advanced Activities of Daily Living (AADLs) and Cognitive Performance in Community-Dwelling Elderly Persons: Data from the FIBRA Study - UNICAMP]. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 19(1), 7-20. http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2016.15044
Sternberg, R. J. (2010). Psicologia Cognitiva [Cognitive Psychology] (5ª Ed.). Editora Cengage.
Tulving, E., & Markowitsch, H. J. (1998). Episodic and Declarative Memory: Role of the Hippocampus. Hippocampus, 8(3), 198-204. https://doi.org/10.1002/(SICI)1098-1063(1998)8:3<198::AID-HIPO2>3.0.CO;2-G
Wood, G. M. O., Araujo, J. R., Lima, E. P., Haase, V. G., Scalioni, I. G., & Sampaio, J. R. (2000). Desenvolvimento Cognitivo Adulto: A Avaliação e a Reabilitação da Capacidade de Memória de Trabalho [Adult Cognitive Development: Assessment and Rehabilitation of Working Memory Capacity]. In V. G. Haase, R. Rothe-Neves, C. Kappler, M. L. M. Teodoro, & G. Wood (Eds), Psicologia do desenvolvimento: Contribuições interdisciplinares (pp. 121-144). Editora Health.
Yassuda, M. S., Batistoni, S. S. T., Fortes, A. G. & Neri, A. L. (2006). Treino de Memória no Idoso Saudável: Benefícios e Mecanismos [Memory Training in Healthy Elders: Outcomes and Possible Mechanisms of Improvement]. Psicologia: Reflexão e Crítica, 19(3), 470-481. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722006000300016
Yesavage, J., Brink, T., Rose, T., Lun, O., Huang, V., Adey, N. & Leirer, V. (1983). Development and Validation of a Geriatric Depression Scale: A Preliminary Report. Journal of Psychiatric Research, 17, 37-49.
Zibetti, M. R., Gindri, G., Pawlowski, J., Salles, J. F., Parente, M. A. M. P., Bandeira, D. R., Fachel, J. M. G., & Fonseca, R. P. (2010). Estudo Comparativo de Funções Neuropsicológicas entre Grupos Etários de 21 a 90 anos [Comparative Study of Neuropsychological Functions Between Age Groups from 21 to 90]. Revista Neuropsicologia Latinoamericana, 2(1), 55-67.
Zokaei, N., MacKellar, C., Cepukaityte, G., Patai, E.Z., & Nobre, A.C. (2017). Cognitive Training in the Elderly: Bottlenecks and New Avenues. Journal of cognitive neuroscience, 29(9), 1473-1482. http://doi.org/10.1162/jocn_a_01080
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Fernanda de Sousa Rocha, Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.