Crianças e Adolescentes Surdos: Perfil Discriminante de Habilidades Sociais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e36311%20

Palabras clave:

Habilidades sociais, Surdez, Análise discriminante

Resumen

Os objetivos do estudo foram comparar as habilidades sociais entre crianças e adolescentes surdos e traçar o perfil discriminante em relação aos comportamentos sociais habilidosos. A pesquisa possuiu delineamento quantitativo, transversal e comparativo. Participaram 71 surdos de 7 a 16 anos, avaliados por um questionário sociodemográfico e pelo Teste de Habilidades Sociais para Crianças e Adolescentes em Situação Escolar. Os resultados revelaram que adolescentes surdos possuem habilidades sociais mais elaboradas quando comparadas às crianças surdas. As crianças possuem perfil conexo a Conversação e Desenvoltura Social e Assertividade, enquanto os adolescentes incluíram-se no perfil de Civilidade e Altruísmo. Estes resultados foram discutidos a partir do desenvolvimento e especificidades da surdez. Futuras pesquisas podem avaliar essas habilidades em contextos além do escolar.

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Publicado

2021-01-14

Cómo citar

de Quevedo, R. F., & Andretta, I. (2021). Crianças e Adolescentes Surdos: Perfil Discriminante de Habilidades Sociais. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 36. https://doi.org/10.1590/0102.3772e36311

Número

Sección

Estudos Empíricos