Trajetórias Escolares de Surdos

Entre Práticas Pedagógicas e Processos de Desenvolvimento Bicultural

Autores/as

  • Camila Brito Ribeiro Universidade de Brasília
  • Daniele Nunes Henrique Silva Universidade de Brasília

Palabras clave:

Surdo, Educação inclusiva, Comunicação intercultural, Psicologia do desenvolvimento

Resumen

Caracterizada por uma variedade de estratégias de ensino, a experiência dos surdos na escola tem sido marcada por fracasso e evasão escolar. Assim, propomos refletir sobre os processos de escolarização desses sujeitos. Os dados foram coletados em sessões clínicas, estruturadas por equipe profssional multidisciplinar (pedagogo, psicóloga e intérprete), com um grupo de quatro surdos. As narrativas analisadas detiveram-se nas práticas pedagógicas, apontando três eixos de análise: (a) o papel da língua no processo de ensino-aprendizagem, (b) a atuação do intérprete de língua de sinais em sala de aula e (c) difculdades decorrentes da aprendizagem baseada exclusivamente na escrita e na oralidade. Conclui-se pela importância de pensar o processo de inclusão do surdo a partir do respeito à sua condição bilíngue.

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Biografía del autor/a

Camila Brito Ribeiro, Universidade de Brasília

Instituto de Psicologia

Daniele Nunes Henrique Silva, Universidade de Brasília

Instituto de Psicologia

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Publicado

2017-08-29

Cómo citar

Ribeiro, C. B., & Silva, D. N. H. (2017). Trajetórias Escolares de Surdos: Entre Práticas Pedagógicas e Processos de Desenvolvimento Bicultural. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 33(1). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19478

Número

Sección

Estudos Empíricos

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