Surdez e Diagnóstico: narrativas de surdos adultos

Autores

  • Rosa Monteiro Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Processo de Desenvolvimento Humano e Saúde/Instituto de Psicologia-UnB.
  • Daniele Nunes Henrique Silva Docente do Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. Departamento de Psicologia Escolar e Desenvolvimento/Instituto de Psicologia ”“ UnB.
  • Carl Ratner PhD. is a cultural psychologist. He is the Director of the Institute for Cultural Research and Education.

Palavras-chave:

Diagnóstico da surdez, Psicologia do desenvolvimento, Vigotski

Resumo

Investigamos neste artigo o que os surdos narram sobre a descoberta de sua própria condição a partir do diagnóstico da surdez. Partimos de uma metodologia qualitativa, estruturada em forma de grupo focal composto por cinco surdos adultos pobres e conduzida por uma equipe multidisciplinar (pedagoga, psicóloga e intérprete de língua de sinais) ao longo de 2013 (Brasília, Brasil). Nos resultados, identificamos fragmentos narrativos reveladores de dois aspectos interdependentes sobre o impacto do diagnóstico da surdez na constituição do surdo: a) o efeito iatrogênico e b) o reposicionamento dramático das relações parentais após o diagnóstico. A conclusão aponta que, após a da descoberta da surdez, os participantes passam a ser vistos a partir do lugar da deficiência indesejada.

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Publicado

2017-05-23

Como Citar

Monteiro, R., Silva, D. N. H., & Ratner, C. (2017). Surdez e Diagnóstico: narrativas de surdos adultos. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(5). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19390

Edição

Seção

Estudos Empíricos

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