Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa

Autores/as

  • Fabio Hernandez Medeiros Universidade Federal de Goiás
  • Eileen Pfeiffer Flores Universidade de Brasília

Palabras clave:

Leitura compartilhada, Comportamento verbal, Compreensão de textos, Análise do Comportamento

Resumen

Investigou-se o efeito da leitura dialógica ”“ leitura em voz alta intercalada com perguntas e feedback baseados em dimensões temáticas (funções) da narrativa ”“ sobre a compreensão de contos dos Irmãos Grimm. Vinte e dois contos foram lidos individualmente a três crianças, sendo duas com oito anos de idade e uma com treze, de forma simples (sem intervenções
adicionais) e dialógica, em um delineamento de linha de base múltipla por participante. A compreensão foi avaliada por meio da porcentagem de eventos do enredo e funções da narrativa verbalizadas em tarefas de reconto. A correspondência entre as histórias e os recontos foi superior na condição Leitura Dialógica, especialmente para funções narrativas. Discute-se o papel das perguntas, do reforçamento diferencial e do texto nos efeitos encontrados.

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Biografía del autor/a

Fabio Hernandez Medeiros, Universidade Federal de Goiás

Professor Assistente

Faculdade de Educação - Universidade Federal de Goiás

Eileen Pfeiffer Flores, Universidade de Brasília

Professosa adjunta

Instituto de Psicologia - Universidade de Brasília

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Publicado

2017-05-23

Cómo citar

Medeiros, F. H., & Flores, E. P. (2017). Compreensão de contos após leitura dialógica com perguntas baseadas em dimensões temáticas da narrativa. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 32(5). Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/19386

Número

Sección

Estudos Empíricos