Aprendizagem Observacional em crianças com Autismo: Efeitos do ensino de respostas de Monitoramento via Videomodelação

Autores

  • Izabel Cristina da Silva Brasilense Universidade Federal do Pará
  • Eileen Pfeiffer Flores Universidade de Brasília
  • Romariz da Silva Barros Universidade Federal do Pará
  • Carlos Barbosa Alves de Souza Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.1590/0102.3772e3424

Palavras-chave:

Aprendizagem observacional, Videomodelação, Monitoramento, Autismo, Crianças

Resumo

O presente estudo investigou o estabelecimento de respostas de monitoramento via videomodelação em duas crianças com transtorno do espectro autista e se essas respostas favoreceriam a aprendizagem observacional de tatos e textuais nessas crianças. Foram realizados pré e pós-testes de aprendizagem observacional via videomodelação. O treino de monitoramento foi realizado em três etapas: (1) ensino da resposta de monitoramento; (2) desenvolvimento de controle do responder do participante pelo responder do modelo e (3) controle do responder do participante pela consequência para o modelo. As duas crianças aprenderam a resposta de monitoramento em quatro sessões e houve a aquisição de tatos e textuais por aprendizagem observacional para um dos participantes. Discute-se o potencial da videomodelação para treinar comportamentos precorrentes necessários para a aprendizagem observacional.

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Publicado

2019-02-24

Como Citar

Brasilense, I. C. da S., Flores, E. P., Barros, R. da S., & Souza, C. B. A. de. (2019). Aprendizagem Observacional em crianças com Autismo: Efeitos do ensino de respostas de Monitoramento via Videomodelação. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 34. https://doi.org/10.1590/0102.3772e3424

Edição

Seção

Estudos Empíricos