Efeitos da História Comportamental e de Instruções sobre aquisição e a Resistência à Extinção em um Esquema Múltiplo FR DRL

Autores/as

  • Celso Aparecido Athayde Neto Centro Universitário Filadélfia - UniFil
  • Carlos Eduardo Costa Universidade Estadual de Londrina
  • Roberto Alves Banaco Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP

Palabras clave:

Psicologia/Psicologia Experimental, História comportamental, Instruções, Esquemas múltiplos, Aquisição, Resistência à mudança, Humanos

Resumen

Para verificar o efeito de diferentes programações nas contingências sobre a diferenciação das taxas de respostas no múltiplo FR-DRL e a resistência do comportamento à mudança de contingência em função de instruções, distribuiu-se 15 universitários em três grupos. Na Fase 1, para o Grupo 1 aumentou-se gradualmente os componentes até um múltiplo FR60-DRL20s; o Grupo 2 foi exposto diretamente ao múltiplo FR60-DRL20s; o Grupo 3 foi idêntico ao Grupo 2, exceto por receberem instruções sobre como responder. Na Fase 2 o FR foi ajustado e um múltiplo FRn-DRL20s foi mantido até a estabilidade. Na Fase 3 estava em vigor um múltiplo Extinção-Extinção. Comparativamente, o Grupo 3 atingiu os critérios estabelecidos em menos sessões para adquirir o comportamento, mas foi mais resistente à mudança no componente anteriormente correlacionado ao DRL.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Albuquerque, L. C., de Souza, D. G., Matos, M. A., & Paracampo, C.

C. P. (2003). Análise dos efeitos de histórias experimentais sobre

o seguimento subsequente de regras. Acta Comportamentalia,

(1), 87-126.

Catania, A. C. (1999). Aprendizagem: comportamento, linguagem e

cognição (4ª. ed., D. G. de Souza et al., (Trads.). Porto Alegre:

Artes Médicas

Cerutti, D. T. (1989).Discrimination theory of rule-governed

behavior. Journal of the Experimental Analysis of Behavior,

(2), 259-276.

Costa, C. E., & Banaco, R. A. (2002). ProgRef v3: sistema

computadorizado para a coleta de dados sobre programas de

reforço com humanos ”“ recursos básicos. Revista Brasileira

de Terapia Comportamental e Cognitiva, 4, 171-172.

Costa, C. E., & Banaco, R. A. (2003). ProgRef v3: sistema

computadorizado para a coleta de dados sobre programas de

reforço com humanos ”“ recursos adicionais. Revista Brasileira

de Terapia Comportamental e Cognitiva, 5, 219-229.

Costa, C. E., & Cançado, C. R. X. (2012). Stability check: A program

for calculating the stability of behavior. Mexican Journal of

Behavior Analysis, 38(1), 61-71.

Costa, C. E., Soares, P. G., & Ramos, M. N. (2012). Controle

de estímulos e história comportamental: uma replicação

sistemática de Freeman e Lattal (1992). Temas em Psicologia

da SBP, 20(1), 273-288.

dos Santos, C. V. (2005). Momento comportamental. Em J. Abreu-

Rodrigues & M. R. Ribeiro (Eds.), Análise do Comportamento:

pesquisa, teoria e aplicação (pp. 63-80). Porto Alegre: Artmed.

Hayes, S. C., Brownstein, A. J., Haas, J. R., & Greenway, D.

E. (1986). Instructions, multiple schedules, and extinction:

Distinguishing rule-governed from schedule-controlled

behavior. Journal of the Experimental Analysis of Behavior,

(2), 137-147.

Hayes, S. C., Brownstein, A. J., Zettle, R. D., Rosenfarb, I., & Korn,

Z. (1986). Rule-governed behavior and sensitivity to changing

consequences of responding. Journal of the Experimental

Analysis of Behavior, 45(3), 237-256.

Lattal, K. A. (1989). Contingencies on response rate and resistance

to change. Learning and Motivation, 20, 191-203.

Madden, G. J., Chase, P. N., & Joyce, J. H. (1998). Making sense

of sensitivity in the human operant literature. The Behavior

Analyst, 21(1), 1-12.

Nevin, J. A. (1974). Response strength in multiple schedules.

Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 21(3),

-408.

Okouchi, H. (1999). Instructions as discriminative stimuli. Journal

of the Experimental Analysis of Behavior, 72, 205-214.

Perone, M. (1991). Experimental design in the analysis of freeoperant

behavior. Em I. H. Iversen & K. A. Lattal (Orgs.),

Experimental Analysis of Behavior - Part I (pp. 59-85). New

York: Elsevier.

Podlesnik, C. A., & Chase, P. N. (2006). Sensitivity and

strength: Effects of instruction on resistance to change. The

Psychological Record, 56, 303-320.

Porto, T. H., Ramos, M. N., & Costa, C. E. (2011). História de

aquisição do comportamento em um múltiplo FR-DRL:

diferenciação e estabilidade das taxas de respostas. Acta

Comportamentalia, 19(3), 281-306.

Rosenfarb, I. S., Newland, M. C., Brannon, S. E., & Howey, D.

S. (1992). Effects of self-generated rules on the development

of schedule-controlled behavior. Journal of the Experimental

Analysis of Behavior, 58(1), 107-121.

Rumbold, G. R., & White, J. M. (1987). Effects of repeated

alcohol administration on human operant behaviour.

Psychopharmacology, 92(2), 186-191.

Schoenfeld, W. N., Cumming, W. W., & Hearst, E. (1956). On the

classification of reinforcement schedules. Proceedings of the

National Academy of Sciences of the United States of America,

, 563-570.

Soares, P. G., Costa, C. E., Cançado, C. R. X., & Cirino, S. D. (2013).

Controle de estímulos e história comportamental em humanos.

Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(2), 357-366.

Skinner, B. F. (1969). Contingencies of reinforcement: A theoretical

analysis. New York: Appleton-Century-Crofts.

Publicado

2015-11-17

Cómo citar

Athayde Neto, C. A., Costa, C. E., & Banaco, R. A. (2015). Efeitos da História Comportamental e de Instruções sobre aquisição e a Resistência à Extinção em um Esquema Múltiplo FR DRL. Psicologia: Teoria E Pesquisa, 31(3), 365–374. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/revistaptp/article/view/18610